Estamos nas Redes

Esportes

Botafogo fica no empate e perde chance de liderar o Brasileirão; Santos se mantém firme na competição

Publicado

on

Neste domingo, 26, o Santos protagonizou um empate heroico contra o Botafogo, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ). Apesar de sair em desvantagem com um gol de Danilo Barbosa nos primeiros dez minutos do primeiro tempo, a equipe comandada por Marcelo Fernandes conseguiu igualar o placar com Messias aos 45 minutos do segundo tempo. O confronto encerrou-se em 1 a 1.

Com esse resultado, o Santos amplia para sete o número de partidas sem derrotas na competição, embora tenha voltado a sofrer gols após três jogos. A equipe paulista atinge 43 pontos e assume a 14ª posição, podendo perder uma colocação caso o Cruzeiro vença o Goiás na segunda-feira (27).

Por outro lado, o Botafogo completa o oitavo jogo sem vitória, perdendo a oportunidade de assumir a liderança do Brasileirão. O time carioca acumula 62 pontos e permanece na vice-liderança, mas pode cair para o terceiro lugar se o Flamengo vencer o América-MG ainda neste domingo.

Na próxima rodada, o Santos enfrentará o Fluminense na Vila Belmiro, às 19 horas (horário de Brasília) de quarta-feira (29). Mais tarde, às 21h30, o Botafogo visitará o Coritiba no Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).

O jogo entre Botafogo e Santos

Após início de duelo apertado, mas com o Botafogo tendo o domínio da posse de bola enquanto o Santos aguardava para sair nos contra-ataques, os donos da casa abriram o placa logo aos dez minutos. Eduardo cobrou falta da esquerda e Danilo Barbosa subiu mais que a defesa santista para testar para o fundo da rede.

Aos 12, Adryelson desarmou Marcos Leonardo no meio e a bola sobrou com Marlon Freitas, que finalizou rente próximo à trave direita de João Paulo. Oito minutos depois, Junior Santos tabelou com Tchê Tchê, invadiu a área e bateu forte. A bola, porém, desviou na marcação e saiu em escanteio.

Ainda no primeiro tempo, o Botafogo voltou a assustar aos 29 minutos. Após lançamento da intermediária de Gabriel Pires, Eduardo desviou e deixou Tiquinho Soares livre para marcar. No entanto, o centroavante errou o chute e acabou furando. Ele estava em posição irregular e o impedimento foi marcado.

O primeiro lance de perigo do Santos no jogo aconteceu apenas aos 37 minutos do primeiro tempo. Jean Lucas recebeu passe de Kevyson na meia-esquerda, cortou para dentro tirando a marcação e bateu colocado obrigando Lucas Perri a cair para espalmar. Aos 44, Gabriel Pires cobrou falta direto para o gol em uma bomba, defendida por João Paulo no meio do gol.

Peixe busca igualdade heroica no segundo tempo

Na volta do intervalo, o técnico Marcelo Fernandes promoveu duas alterações no Peixe, colocando Lucas Lima e Maxi Silvera nos lugares de Nonato e Camacho, respectivamente. As mudanças geraram uma falta sofrida pelo atacante e cobrada pelo meia em direção à área. A bola bateu no braço de Gabrie Pires, mas o árbitro apenas marcou escanteio.

Aos nove minutos, o Alvinegro Praiano conseguiu criar uma chance de gol, mas interrompida por impedimento. Marcos Leonardo recebeu passe na área, deu belo giro para tirar a marcação, mas foi travado na hora da finalização. Lucas Lima ficou com a sobra e bateu de perna esquerda, obrigando defesa de Lucas Perri. O camisa 9 santista, porém, estava em posição irregular.

O Botafogo quase ampliou aos 14. Junior Santos cobrou falta rasteira, de muito longe, e a bola ficou com Eduardo. O meia dominou dentro da área e chutou na saída de João Paulo, que fez a defesa. No rebote, Junior Santos chegou cabececando para o gol. Messias, em cima da linha, estava bem posicionado para afastar o que seria o segundo dos cariocas.

Por fim, o Santos se atirou ao ataque na base do ‘abafa’ em busca do empate. Assim, aos 45 minutos da etapa complementar, Soteldo cobrou falta com Mendoza, recebeu de volta e chegou à linha de fundo. O venezuelano fez cruzamento certeiro para Messias, que ganhou do defensor alvinegro e testou para o empate heroico do Peixe.

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 1 SANTOS

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Domingo, 26 de novembro de 2023
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO-FIFA)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO-FIFA) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Nonato, Jean Lucas e Lucas Lima (Santos); Gabriel Pires, Danilo Barbosa e Segovinha (Botafogo)

GOLS
BOTAFOGO: Danilo Barbosa (aos 10′ do 1ºT)
SANTOS: Messias (aos 45′ do 2ºT)

BOTAFOGO: Lucas Perri; Danilo Barbosa, Adryelson e Victor Cuesta; Tchê Tchê, Marlon Freitas, Gabriel Pires (Bastos) e Eduardo (Luis Henrique); Junior Santos (Segovinha), Victor Sá (Di Plácido) e Tiquinho Soares (Janderson)
Técnico: Tiago Nunes

SANTOS: João Paulo; Lucas Braga, Messias, Joaquim e Kevyson (Mendoza); Rodrigo Fernández, Camacho (Maxi Silvera), Jean Lucas (weslley Patati) e Nonato (Lucas Lima); Soteldo e Marcos Leonardo (Julio Furch)
Técnico: Marcelo Fernandes

Foto: Vítor Silva / Botafogo

Publicidade

Facebook