Esportes
Rio de Janeiro é descartado, e Emirados Árabes devem sediar o Mundial de Clubes 2021
O Rio de Janeiro até tentou, mas não será sede do Mundial de Clubes 2021. De acordo com o ge, tudo indica que o torneio será disputado nos Emirados Árabes Unidos. Além disso, é provável que a competição aconteça em fevereiro de 2022. A decisão não foi sacramentada pois ainda falta ser definidas as datas exatas e o local pela Fifa.
Nesta terça-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, fez uma live para anunciar o interesse da cidade em receber o torneio. Ainda assim, nos últimos dias, dirigentes do Flamengo também conversaram com dirigentes da CBF para demonstrar apoio à ideia. Ainda segundo o ge, o plano foi apresentado à Fifa de maneira informal.
Então, o Brasil nunca chegou a lançar uma candidatura oficial, ao contrário do que fizeram África do Sul e Emirados Árabes Unidos, que já abrigaram o torneio em 2009, 2010, 2017 e 2018 e são apontados como favoritos. Assim, o Mundial de Clubes 2021 deve ser o último no atual formato, adotado em 2005 pela Fifa.
A entidade planeja fazer uma reformulação no torneio. A intenção era fazer em 2021 com 24 participantes, na China, mas o plano teve que ser adiado por conta da pandemia. A edição da atual temporada estava prevista para dezembro, no Japão, mas o país já foi sede das Olimpíadas e informou que não teria condições de organizar a competição.
Por fim, o fato da Fifa colocar o Mundial em janeiro ou fevereiro fez com que a CBF ficasse aliviada, pois não vai precisar alterar as datas das finais da Copa do Brasil. Flamengo e Atlético-MG estão na semifinal da Libertadores e da Copa do Brasil, então poderia haver conflito de datas caso um deles vá ao Mundial de Clubes.