Estamos nas Redes

Esportes

Inquérito concluído: TJD-RJ denuncia Fluminense por racismo e Flamengo por homofobia

Publicado

on

Após um longo inquérito, nesta sexta-feira (04), a Procuradoria do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJD-RJ) oficializou a denúncia de racismo contra o Fluminense pelo caso envolvendo o Gabigol no Fla-Flu. A informação foi divulgada pelo ge.

Porém, o Flamengo não passou em branco. O clube também foi denunciado no mesmo pedido, feito pelo procurador Luis Cesar Vieira da Silva, por cânticos homofóbicos de torcedores do Rubro-Negro contra tricolores no clássico. O julgamento ainda será marcado.

As duas equipes foram enquadradas no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que fala em “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”.

A pena prevista neste artigo é de multa de R$ 100 a R$ 1 mil para o clube, além da perda de três pontos no Campeonato Carioca “caso a infração seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva”.

Por fim, Flamengo e Fluminense podem ser afetados na tabela do Carioca para fase final. Ainda assim, o Tricolor terá condições de erguer o troféu da Taça Guanabara na próxima partida, contra o Resende. Assim, não há uma data definida para resolução do caso.

Publicidade

Facebook