Esportes
Flamengo vence o Botafogo e assume liderança do Carioca
O Flamengo superou o Botafogo por 1 a 0 no clássico desta quarta-feira (7ª rodada do Campeonato Carioca), no Maracanã. O único gol da partida foi marcado por Léo Ortiz.
Com a vitória, o time comandado por Filipe Luís chegou a seis jogos de invencibilidade na competição (cinco vitórias e um empate) e assumiu a liderança, com 17 pontos – mesma pontuação do Volta Redonda, que fica atrás pelo saldo de gols.
A partida terminou com confusão e expulsões. Pelo Flamengo, Gerson e Cleiton receberam cartão vermelho, enquanto Barboza foi expulso pelo lado alvinegro. O Botafogo, com a derrota, permaneceu na sexta colocação, com 12 pontos, fora da zona de classificação para a semifinal.
No próximo sábado, o Flamengo volta a campo para mais um clássico, enfrentando o Vasco às 21h45 (de Brasília), novamente no Maracanã. No mesmo dia, o Botafogo encara o Boavista às 19h, no Estádio Elcyr Resende de Mendonça.
O jogo
Logo no primeiro minuto, Luiz Araújo entregou para Juninho. O atleta, porém, mandou por cima do gol de John.
Aos 31, ainda da etapa inicial, os jogadores do Botafogo pediram um cartão vermelho para De la Cruz após o jogador do Flamengo acertar o rosto de Matheus Martins com o cotovelo.
Já nos acréscimos do primeiro tempo, Alex Telles finalizou da entrada da área após uma cobrança de escanteio, mas o chute foi defendido por Matheus Cunha, em dois tempos.
Até que no começo do segundo tempo, Léo Ortiz abriu o placar para o Flamengo. Arrascaeta cobrou a falta na cabeça de Danilo, que ajeitou para o companheiro dentro da área completar para as redes.
Aos 28, Varela salvou o que seria o gol de empate do Botafogo. O jogador estava posicionado em cima da linha do gol, justamente no momento da cabeçada de Igor Jesus em direção ao alvo.
Após o apito final, o árbitro Bruno Mota ainda expulsou três jogadores: Gerson, Cleiton e Alexander Barboza. Os atletas se envolveram em uma grande confusão no gramado do Maracanã.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 BOTAFOGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: Quarta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Hora: 19h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Mota Correia
Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito e Hugo Filemon Soares Pinto
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho
Cartõesamarelos: Luiz Araújo, Nicolás De La Cruz, Allan e Bruno Henrique (Flamengo); Gregore, Marlon Freitas e Alexander Barboza (Botafogo)
Cartões vermelhos: Gerson e Cleiton (Flamengo); Alexander Barboza (Botafogo)
Gol: Léo Ortiz, aos dez minutos do 2º Tempo
FLAMENGO: Matheus Cunha; Wesley, Danilo, Léo Ortiz e Varela; Allan (Evertton Araújo), De La Cruz (Gerson) e Arrascaeta (Michael); Luiz Araújo, Juninho (Bruno Henrique) e Everton Cebolinha (Erick Pulgar)
Treinador: Filipe Luis
BOTAFOGO: John; Vitinho (Mateo Ponte), Danilo, Barboza e Alex Telles (Cuiabano); Gregore (Patrick de Paula), Allan (Newton) e Marlon Freitas; Igor Jesus, Savarino e Matheus Martins (Rafael Lobato)
Treinador: Carlos Leiria