Esportes
Corinthians mantém vivo o sonho na Sul-Americana com vitória fora de casa
O Corinthians segue firme na briga por uma vaga na próxima fase da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira, o time alvinegro entrou em campo com uma formação alternativa e conseguiu um importante triunfo por 1 a 0 sobre o Racing-URU, no Estádio Centenário, em Montevidéu. O único gol da partida foi marcado por Matheus Bidu. Com o resultado, o clube paulista assume a segunda posição do Grupo C.
Comandado por Dorival Júnior, o Corinthians agora depende apenas de si para garantir presença nos playoffs do torneio continental. A equipe tem um ponto de vantagem em relação ao América de Cali, que está em terceiro lugar, e assegura pelo menos a vice-liderança se vencer na última rodada. Caso empate ou seja derrotado, precisará torcer contra os colombianos.
Há também a possibilidade de terminar na liderança da chave, o que daria vaga direta nas oitavas de final. Para isso, o Timão precisaria bater o Huracán e ainda tirar uma diferença de sete gols no saldo. Já o Racing-URU, que ainda não somou pontos, está eliminado e segue na lanterna.
O Corinthians volta a campo pela competição no dia 27 de maio, quando encara o Huracán, fora de casa, às 21h30 (horário de Brasília), pela sexta e última rodada da fase de grupos. No mesmo horário, o Racing enfrenta o América de Cali, na Colômbia.
Antes disso, o Timão tem um clássico pela frente no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 16h, na Neo Química Arena, enfrenta o Santos pela nona rodada do torneio nacional.
O jogo
Depois de um início de jogo moroso, o Corinthians acordou e levou perigo ao gol do Racing-URU pela primeira vez aos 22 minutos. Romero cobrou falta com precisão e obrigou Amadé a fazer boa defesa. No minuto seguinte, Héctor Hernández recebeu um cruzamento na área e cabeceou para fora.
No restante da etapa inicial, o Timão rodou a bola de um lado para o outro e até teve o controle da partida, mas não conseguiu furar a retranca dos mandantes. A equipe demonstrou pouca criatividade e sofreu para encontrar alguma solução no ataque.
Segundo tempo
A equipe alvinegra voltou melhor do intervalo e chegou a balançar as redes aos 11 minutos, mas o tento foi anulado. Talles Magno foi lançado por Igor Coronado, venceu a disputa com o zagueiro e marcou o gol, mas o árbitro anotou uma falta do atacante corintiano.
Aos 17 minutos, Carrillo disparou pela ponta direita e encontrou Yuri Alberto dentro da área. O atacante dominou e ajeitou para Romero, que chegou batendo e mandou por cima das traves.
O gol do Corinthians enfim saiu aos 29 minutos. Após lançamento de Carrillo, a defesa do Racing afastou mal e deixou a bola nos pés de Matheus Bidu, que chutou com a perna esquerda e contou com um desvio para matar o goleiro Amadé.
Já com alguns titulares em campo, o Timão conseguiu controlar o jogo e não sofreu sustos nos minutos finais.
FICHA TÉCNICA
RACING-URU 0 x 1 CORINTHIANS
Local: Estádio Centenário, em Montevidéu (URU)
Data: 15 de maio de 2025 (quinta-feira)
Horário: às 19h (de Brasília)
Árbitro: Jose Cabero (CHI)
Assistentes: Alan Saldoval (CHI) e Carlos Venegas (CHI)
VAR: Francisco Gilabert (CHI)
Cartões amarelos: Léo Mana e Charles (Corinthians); Bueno e Severo (Racing)
Cartões vermelhos: Nenhum
GOL: Matheus Bidu, aos 29′ do 2ºT (Corinthians)
RACING: Amadé; Cotugno, Bueno e Pinela (Esteban de Lima); Cáceres (Scarone), Lucas Rodríguez, Espinosa e Martín Ferreira; Tomatis (Esteban da Silva), Matías Fonseca (Sosa) e Severo (Bosca).
Técnico: Cristian Chambian
CORINTHIANS: Hugo Souza; Léo Mana, André Ramalho, João Pedro Tchoca e Matheus Bidu; Ryan (José Martínez), Charles (André Carrillo) e Alex Santana (Maycon); Romero (Igor Coronado), Talles Magno e Héctor Hernández (Yuri Alberto).
Técnico: Dorival Júnior