Esportes
Confusão entre torcidas cancela jogo entre Independiente e Universidad do Chile na Sul-Americana

Uma série de tumultos provocou o cancelamento da partida entre Independiente e Universidad do Chile, realizada nesta quarta-feira no estádio Libertadores da América, em Avellaneda, na Argentina, válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. A partida, que estava empatada em 1 a 1 no começo do segundo tempo, precisou ser interrompida devido a graves confrontos entre torcedores das duas equipes, que geraram cenas de verdadeiro caos. Dez pessoas ficaram feridas e 90 foram detidas durante os incidentes.
Segundo relatos, os problemas tiveram início por volta da metade do primeiro tempo, quando parte da torcida chilena, posicionada na parte superior do estádio, lançou cadeiras, pedras, pedaços de ferro e até explosivos contra os torcedores do Independiente, que estavam na parte inferior.
Os fãs do Independiente buscaram se proteger, deslocando-se para áreas do estádio consideradas seguras. No entanto, parte da torcida visitante continuou com o comportamento agressivo, obrigando a segurança do estádio a ordenar a evacuação de todos os torcedores da Universidad do Chile. Nem todos obedeceram à determinação, permanecendo na arquibancada.
Diante da situação, alguns torcedores do Independiente invadiram o setor destinado aos visitantes, desencadeando uma verdadeira confusão, inicialmente nos corredores e, em seguida, nas arquibancadas. Durante a confusão, um torcedor chileno, em pânico com a aproximação dos rivais, acabou pulando do setor em que estava, sofrendo uma queda significativa. Até o momento, não há informações sobre seu estado de saúde.
Repercussão fora de campo
O episódio causou repercussão também na política. O Presidente do Chile, Gabriel Boric, lamentou o episódio e chamou a Conmebol de “irresponsável”.
“O que aconteceu em Avellaneda entre as torcidas do Independiente e da Universidad de Chile foi ruim em demasiados sentidos, desde a violência nas torcidas até a evidente irresponsabilidade da organização. A Justiça deverá determinar os responsáveis. Agora nossa prioridade como Governo é conhecer o estado dos nossos compatriotas que foram agredidos, assegurar sua atenção médica imediata e que as garantias dos que estão detidos sejam respeitadas. Para eles estamos trabalhando com a Embaixada, Consulado, Ministério de Relações Exteriores e Ministério do Interior. E não, nada justifica um linchamento. Nada”, disse ele.
Por sua vez, o embaixador do Chile na Argentina, José Antonio Viera-Gallo, afirmou que pessoas foram feridas “por arma branca”. Um torcedor ficou gravemente ferido, mas a nacionalidade da vítima não foi divulgada.
A Conmebol anunciou que o cancelamento da partida foi ordenado devido à falta de garantias de segurança por parte do Independiente e das autoridades locais. O caso será encaminhado aos órgãos judiciais da entidade para futuras determinações.
O meia Felipe Loyola, do Independiente, foi visto dentro do gramado buscando informações sobre a sua família, que foi ao jogo.
Independiente culpabiliza chilenos
O Presidente do Independiente, Néstor Grindetti, disse que o clube foi vítima e culpou os chilenos pelo ocorrido. Temendo uma punição por parte da Conmebol, o mandatário do Rey de Copas está disposto a brigar pela continuidade do clube na competição a qualquer custo.
“Agora estamos preocupados pela segurança de todos. Já estamos falando com as pessoas da Conmebol e vamos defender todos os interesses do Independiente. O Independiente não teve nada a ver com isso. Está claro que o começo e também a sequência do problema foi só de um público. Torcedores da La U. Há um claro e evidente responsável. Tem que ter uma punição ao clube chileno e uma liberação de responsabilidades do Independiente”, disse Néstor Grindetti, em entrevista ao canal argentino TyCSports.