Estamos nas Redes

Cidades

Mulheres empreendedoras são tema de terceira exposição de projeto que promove visita a museu

Publicado

on

Empreendedoras do Século é o nome da mostra que faz parte do projeto Arte e Jovens nos Museus. A iniciativa, patrocinada pela Whirlpool, é voltada para toda população de Manaus, com visitas guiadas para crianças e adolescentes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino da cidade.

Manaus, 5 de abril de 2022 – A história de sucesso de 20 mulheres empreendedoras, sendo uma amazonense, é o tema da terceira exposição do projeto Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus, que incentiva crianças e adolescentes a frequentarem museus. A mostra “Empreendedoras do Século” já está disponível para visitação no site www.ntics.com.br/arteejovensnosmuseus. O acesso é gratuito.

No dia 6 de abril, às 14h, estudantes de 11 a 17 anos de Manaus poderão participar de visitas guiadas por um arte-educador para conhecer a exposição que, na cidade, terá como cenário o Museu da Cidade (antigo Museu do Paço). O objetivo é que os estudantes e todas as pessoas que acessarem a exposição possam sentir a experiência de visitar um museu, ainda que de forma virtual. O programa abrangeu capacitação para educadores da cidade, realizada em dezembro do ano passado.

Realizado pela Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid e, ainda, com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Manaus, a iniciativa pretende democratizar o acesso a programas culturais e incentivar as visitas presenciais a museus da cidade, especialmente após o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da Covid-19.

Para quem tem interesse em ver como funciona o programa, está no ar, no site do projeto, a primeira exposição “Habilidades do Futuro – A coragem de ser quem somos”, que faz um passeio pelas competências e aptidões mais demandadas em um futuro próximo, mais moderno e tecnológico. A segunda exposição, “Fotógrafos da Natureza”, também está disponível e pode ser apreciada pelo público. Na terceira mostra, será contada um pouco da história da empreendedora manauara Fátima Sheki Yawanawá, da etnia Yawanawá.

Cada exposição terá duração de dois meses. Após esse período, como legado para a comunidade local, a mostra continuará no ar e poderá ser acessada por toda a população. A expectativa é atender duas mil pessoas em Manaus. Além da exposição, os visitantes podem acessar cinco documentários que tratam de temáticas sobre infância e equidade. O projeto também será apresentado nas cidades de Joinville (SC) e Rio Claro (SP), onde a Whirlpool possui unidades fabris.

No fechamento do Projeto, será realizada também uma exposição física com fotografias que contemplarão obras de artistas locais de cada cidade participante, como forma de valorizar e fortalecer a arte e a cultura regionais. A exposição ocorre nos meses de junho e julho em cada uma das três cidades.

“Faz parte da agenda da Whirlpool apoiar iniciativas sociais e experiências culturais, que fomentem o empreendedorismo e que atuem de forma inclusiva. É a primeira vez que patrocinamos um projeto que fomenta visitas aos museus locais e ao mesmo tempo promove a conexão entre arte e temas fundamentais para o desenvolvimento da sociedade. Estamos ansiosos com o impacto dele nas comunidades locais“, comenta Eduardo Vasconcelos, diretor de Relações Institucionais da Whirlpool.

O projeto foi idealizado para atender a metas de quatro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). São eles: Educação de Qualidade (ODS 4), Igualdade de Gênero (ODS 5), Redução das Desigualdades (ODS 10) e Ação contra a mudança global do clima (ODS 13). Os ODS foram criados pela Organização das Nações Unidas em acordo com seus países-membros e dispõe sobre planos e ações para promover o desenvolvimento sustentável em todo mundo até o ano de 2030.

“Acreditamos que a arte tem papel fundamental na valorização do patrimônio cultural local e no desenvolvimento da economia criativa. Infelizmente, o acesso a produtos culturais, como exposições em museus, por exemplo, ainda está longe da realidade da maior parte da população. Por isso, pensamos neste projeto como um meio para democratizar esse acesso e mostrar que a arte deve estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento”, explica a diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.

Serviço

O quê: Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus

Quando: de 9 de dezembro de 2021 a 31 de maio de 2022.

Visita Guiada da 3ª Exposição: 6 de abril, às 14h.

Para quem: Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino de Manaus (AM).

Inscrições gratuitas e mais informações: site

Sobre a Sustentabilidade e Cultura

A Sustentabilidade e Cultura é uma produtora artística, com vasta experiência em exposições e curadorias em todo o Brasil.

Sobre a NTICS Projetos

Em 2022, a NTICS Projetos está celebrando 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. Com matriz no Brasil e filiais nos Estados Unidos e Europa , há três anos, a NTICS Projetos se tornou signatária do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), e desde então tem direcionado sua estratégia, alinhando todos os seus projetos aos ODS. A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação). A ambição para os ODS 4 da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.

Sobre a Whirlpool Corporation

A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2021, a Empresa reportou aproximadamente US $22 bilhões em vendas anuais, 69.000 funcionários e 54 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com

Publicidade

Facebook