Estamos nas Redes

Cidades

Escola de Samba Primos da Ilha homenageará bairro de Santa Luzia no carnaval 2025

Publicado

on

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Primos da Ilha anunciou que seu enredo para o Carnaval 2025 será uma homenagem ao histórico bairro de Santa Luzia, em Manaus. Fundada em 1989, a Primos da Ilha é conhecida por suas apresentações vibrantes e temáticas culturais que destacam a rica história e as tradições de Manaus.

A Escolha do bairro de Santa Luzia, um dos primeiros bairros da Zona Sul de Manaus, deu-se pela história rica e multifacetada. Originalmente conhecido como “Boca do Emboca”, o bairro cresceu ao redor do Igarapé do Pancada, hoje Igarapé do 40. Essa região, outrora famosa por uma bela cachoeira removida para melhorar a navegação, tornou-se a entrada do bairro, recebendo o nome da santa dos olhos.

Na avenida, a escola pretende destacar a religiosidade existente no bairro, com festas e celebrações em honra a Santa Luzia atraindo fiéis e visitantes. Para seu desfile, a escola pretende narrar a história do boi-bumbá Tira Prosa, uma das manifestações culturais mais significativas. Fundado em 13 de maio de 1945 por Francisco Santiago de Oliveira e outros, o Tira Prosa incorpora a essência do folclore amazônico com suas toadas e encenações dramáticas.

A escola não esqueceu das Lavadeiras da Boca do Emboca. Outra tradição preservada são as histórias das lavadeiras da Boca do Emboca, mulheres que, ao longo dos anos, contribuíram para a vida comunitária lavando roupas nas águas do igarapé. Essas figuras são celebradas por sua resiliência e papel fundamental na economia doméstica local.

A ESCOLA

A Primos da Ilha tem uma trajetória marcada por vitórias e revezes, com momentos memoráveis como o tricampeonato nos anos 2000 e 2002. Sob a liderança de seus fundadores e sucessores, a escola se destacou por enredos que exploram tanto temas locais quanto universais, como a preservação ambiental e a celebração de figuras históricas.

Publicidade

Facebook