Amazonas
Unidades Móveis de Saúde da Mulher passam a atender em novos endereços em Manaus
A Prefeitura de Manaus anunciou que as Unidades Móveis de Saúde da Mulher iniciarão atendimentos em novos endereços a partir de segunda-feira, 10. As usuárias das zonas Norte e Sul contarão com os serviços nos bairros Cidade Nova e Santa Luzia, respectivamente. As demais unidades permanecem em suas atuais localizações nos bairros Santo Antônio (zona Oeste), São José Operário (zona Leste) e Tarumã-Mirim (zona rural).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o serviço móvel integra as estratégias municipais para ampliar o acesso das mulheres à assistência básica e fortalecer a cobertura da Atenção Primária em Manaus. A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, destaca que, além dos atendimentos básicos, as unidades realizam exames como mamografias, ultrassonografias e exames preventivos sem necessidade de regulação, contribuindo para a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, os mais incidentes entre as mulheres da região Norte.
Segundo a secretária, o serviço móvel tem impacto positivo, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade social e em áreas com acesso reduzido à rede básica. “Essas unidades alcançam regiões mais distantes, beneficiando quem tem dificuldades de acesso à assistência”, afirma.
Atualmente, o projeto conta com cinco unidades móveis, cada uma equipada com equipe de saúde, farmácia e estrutura de diagnóstico por imagem, incluindo mamógrafos e ultrassom. “Começamos com três unidades para atender as zonas Norte, Leste e Oeste. Há quase um ano, expandimos para as zonas Sul e rural, cobrindo todo o município”, comemora Shádia.
As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, inclusive em pontos facultativos, das 7h às 17h. O atendimento é realizado por ordem de chegada, mediante apresentação de documento oficial e cartão do SUS.
Os serviços oferecidos incluem consultas médicas e de enfermagem, exames de mamografia, ultrassonografia, prevenção do câncer do colo do útero, consulta inicial de pré-natal, vacinação, testes rápidos para gravidez, HIV, sífilis e hepatites B e C, além da dispensação de medicamentos da farmácia básica.
Endereços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa
Zona Norte
Avenida Guaranás, 75, próximo ao lanche Changa – Cidade Nova
10 a 21/2
Zona Sul
Rua Guanabara, s/nº, praça Guanabara, em frente à escola municipal José Tavares de Macedo – Santa Luzia
10 a 28/2
Zona Leste
Rua Barreirinha, s/nº, em frente ao Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes – São José Operário
3 a 14/2
Zona Oeste
Rua Padre Francisco, 350, ao lado da Igreja de Santo Antônio Arquidiocese de Manaus – Santo Antônio
20/1 a 14/2
Zona Rural
USF Rural Pau-Rosa, ramal do Pau-Rosa, s/nº, entrada do Km 21, assentamento Tarumã-Mirim
3 a 14/2
Texto e fotos – Divulgação / Semsa