Amazonas
Rio Negro sobe 3,80 metros em janeiro e sai da fase de seca extrema
O Rio Negro registrou uma elevação de 3,80 metros apenas no mês de janeiro, atingindo o nível de 22,20 metros na sexta-feira (31). Esta é a primeira vez que o rio ultrapassa a marca dos 22 metros após a histórica seca de 2024.
No ano passado, o nível do Rio Negro caiu para 12,11 metros, o menor patamar em mais de 120 anos de medições. A estiagem severa alterou o visual do Encontro das Águas e levou ao fechamento da Praia da Ponta Negra, onde bancos de areia emergiram, afastando embarcações do ponto tradicional de atracação.
A baixa do rio também impactou a logística do Polo Industrial de Manaus, obrigando empresas a instalar um píer flutuante em Itacoatiara para facilitar o transporte de insumos e mercadorias. No Amazonas, mais de 800 mil pessoas foram afetadas pela estiagem.
Desde novembro, o Rio Negro tem apresentado uma recuperação gradual. Após um período de oscilações, o nível da água mantém uma subida constante, ultrapassando dez metros desde o fim da vazante. Em janeiro, a elevação média foi de 12 centímetros por dia, segundo o Porto de Manaus.
Com a cheia, o Serviço Geológico do Brasil (SGB) confirmou que o rio já saiu da fase de seca extrema. A recuperação também permitiu a retomada da temporada de cruzeiros em Manaus. O primeiro navio do ano atracou na cidade em janeiro, trazendo cerca de 1,3 mil turistas, e novos desembarques são esperados nos próximos meses.
Veja como está a situação no interior do estado:
- Itacoatiara: Rio Amazonas está medindo 8,93 metros na sexta-feira
- Tabatinga: Rio Solimões está em 6,22 metros – rio em descida;
- Coari: Rio Solimões mede, nesta segunda, 12,58 metros – rio em descida.