Amazonas
Procon-AM apreende mais de 200 produtos impróprios para consumo em supermercado de Manaus
Fiscais do Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) apreenderam e descartaram 207 produtos vencidos ou impróprios para consumo em um supermercado na zona leste de Manaus. A ação foi realizada após uma denúncia anônima.
Entre os itens recolhidos estavam carnes, laticínios, bebidas e enlatados. No total, 182 produtos estavam fora do prazo de validade, 19 tinham embalagens violadas e seis apresentavam informações ilegíveis. Entre os produtos descartados estavam picanha, cerveja, milho-verde, iogurte, garrafas de água tônica, desinfetante, lombo cozido, massa para pastel, frango cortado, ervilha em conserva, composto lácteo sabor baunilha, amaciante, frango com osso e limpador de uso geral.
O diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, ressaltou a gravidade da venda de produtos impróprios para consumo, alertando para os riscos à saúde da população. “É fundamental que os comerciantes sigam rigorosamente as normas de segurança e qualidade, garantindo que apenas produtos adequados sejam comercializados. A proteção do consumidor é prioridade, e devemos trabalhar juntos para evitar riscos à saúde”, afirmou.
O Procon-AM reforça a importância de denúncias por parte da população sobre armazenamento inadequado de alimentos e outras irregularidades. Os consumidores podem acionar a Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) pelo telefone (92) 98842-8481.
O supermercado foi autuado conforme o artigo 18, parágrafo 6º, do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e com base na Lei n.º 8.018/90.
O Procon-AM orienta os consumidores a verificarem as condições dos produtos antes da compra, observando prazos de validade, estado das embalagens e armazenamento adequado, especialmente no caso de carnes, embutidos e enlatados, que podem representar riscos à saúde se mal conservados.
Canais de atendimento do Procon-AM
As denúncias podem ser registradas pelo Atendimento Eletrônico no site pelo telefone 0800-092-1512 / (92) 3215-4009 ou presencialmente na sede do Instituto, localizada na avenida André Araújo, n.º 1.500, Aleixo.
Fonte: D24am. Leia mais em https://d24am.com/amazonas/fiscalizacao-apreende-mais-de-200-itens-sem-validade-em-supermercado-de-manaus/