Amazonas
Praia da Ponta Negra é interditada por motivos de segurança
A Praia da Ponta Negra, localizada na zona oeste de Manaus, foi temporariamente proibida para atividades de banho por um período de 90 dias devido à baixa do nível do rio Negro, que atingiu 15 metros e 29 centímetros na segunda-feira (2). Esse valor está abaixo dos 16 metros considerados seguros pelo Serviço Geológico do Brasil – Companhia de Pesquisas de Recursos Naturais (SGB-CPRM).
O prefeito David Almeida mencionou que a extensão da interdição pode ser estendida, dependendo da gravidade da estiagem deste ano. Essa medida visa assegurar a proteção dos frequentadores da praia, já que o prefeito observou que a areia apresenta instabilidade e é classificada como instável.
De acordo com Almeida, quando o nível da água atinge 16 metros, há uma faixa de segurança de até 30 metros para o banho. No entanto, quando o nível está abaixo de 16 metros, a margem de segurança diminui para 15 metros. Além disso, existem buracos na área devido ao aterramento, visto que a praia é artificial. Essas constatações foram feitas pelo CPRM e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas.
Foto: João Viana/Semcom