Amazonas
Pagamento do Auxílio Estadual de abril será antecipado para o dia 17, anuncia Governo do Amazonas
A antecipação vai beneficiar 300 mil famílias na Semana Santa, na capital e no interior
O Governo do Amazonas divulgou, nesta terça-feira (15/04), que o pagamento do Auxílio Estadual referente ao mês de abril será antecipado. Os beneficiários poderão acessar a parcela a partir desta quinta-feira (17/04), em razão do feriado da Semana Santa. Lançado em 2021, o programa tem como foco o combate à pobreza e a melhoria da qualidade de vida da população amazonense, beneficiando atualmente mais de 300 mil famílias.
Essa antecipação do repasse soma-se à entrega de 300 toneladas de peixe, que está sendo realizada ao longo da semana a 500 entidades sociais, por meio da iniciativa Peixe no Prato Solidário. Ambas as medidas visam reforçar a segurança alimentar das famílias em situação de vulnerabilidade durante o período da Páscoa.
“Decidimos antecipar o pagamento para o dia 17 de abril, na quinta-feira, para que todos tenham a oportunidade de colocar um alimento digno na mesa. É dessa forma que conseguimos chegar àqueles que mais precisam”, afirmou o governador Wilson Lima.
Coordenado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), o Auxílio Estadual disponibiliza mensalmente um crédito de R$ 150, contribuindo para o bem-estar das famílias atendidas. Ao todo, 158 mil famílias residentes em Manaus e 142 mil no interior do estado são contempladas com o benefício.
Mulheres que são responsáveis pelo sustento do lar representam a maioria dos atendidos, correspondendo a cerca de 90% dos beneficiários. Das mais de 300 mil famílias assistidas, cerca de 271 mil são lideradas por mulheres.
Além do valor mensal, os beneficiários do programa também têm acesso ao acompanhamento oferecido pelo projeto Psico + Social, que tem como objetivo ampliar o suporte às famílias e facilitar o acesso às políticas públicas promovidas pelo governo estadual.
Peixe no Prato Solidário
O governador Wilson Lima deu início nesta semana à entrega de mais de 300 toneladas de pescado para instituições sociais, por meio do programa Peixe no Prato Solidário, mantendo a tradição da Semana Santa.
Superando o número de 2024, quando 350 entidades foram credenciadas na rede de assistência estadual e contempladas pelo programa, cerca de 500 associações devem ser beneficiadas em 2025, alcançando mais de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade. As entregas iniciaram na segunda e seguem até quinta-feira (17/04), das 8h às 18h, no Parque Multiuso de Exposição Agropecuária Dr. Eurípedes Ferreira Lins, no quilômetro 2 da rodovia BR-174.