Amazonas
Onda de calor atinge capitais do Sudeste e Centro-Oeste, enquanto chuvas intensas marcam o Norte do país
Fortes chuvas vêm sendo registradas em Manaus ao longo de fevereiro
Pelo menos 13 capitais das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste enfrentam uma forte onda de calor nesta semana. Enquanto isso, na região Norte, a previsão indica chuvas intensas e temperaturas máximas que não devem ultrapassar 33°C nos próximos dias.
A onda de calor é provocada por um bloqueio atmosférico que impede a chegada de uma frente fria a essas áreas. No Rio de Janeiro, a expectativa para esta terça-feira (18) é de recorde de temperatura, um dia após o município registrar o dia mais quente do verão. O calor extremo também levou uma cidade de Santa Catarina a decretar calamidade pública.
Já na região Norte, o chamado “inverno amazônico” se intensifica, caracterizado pelo aumento das chuvas devido à oscilação de uma faixa de nebulosidade sobre a linha do Equador, ao transporte de umidade do Oceano Atlântico e à influência do fenômeno La Niña.
“Essa faixa de nebulosidade se posiciona sobre o oceano, na linha equatorial. Durante o verão, ela se desloca para a região Norte e parte do Nordeste, intensificando as chuvas ao alimentar a umidade local”, explica a meteorologista Andrea Ramos.
Esses fatores atingem seu auge em fevereiro, aumentando significativamente as precipitações na Amazônia. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Manaus deve registrar chuvas diárias até sexta-feira (21). Outras cinco capitais do Norte também terão pancadas de chuva no mesmo período:
- Belém
- Macapá
- Palmas
- Porto Velho
- Rio Branco
Além disso, cinco municípios de Rondônia e quatro do Amazonas estão em alerta para chuvas intensas até as 10h desta quarta-feira (19).
“As previsões indicam que, em fevereiro e março, as chuvas ficarão acima da média. No curto prazo, essa tendência deve continuar até o final da semana”, conclui a meteorologista.