Amazonas
Nível do Rio Negro sobe após seca severa, mas impactos ainda afetam ribeirinhos e comerciantes
Após uma estiagem severa no Amazonas em 2024, o nível do Rio Negro segue em elevação e alcançou a marca de 13,85 metros nesta segunda-feira. O aumento foi de 19 centímetros nas últimas 24 horas, mantendo o ritmo de subida registrado nos últimos quatro dias.
Dados do Porto de Manaus apontam que, desde o dia 7 de novembro, o nível do rio vem subindo consistentemente, acumulando uma elevação de 1,67 metros ao longo de 12 dias, o que sinaliza o fim do período de seca extrema na região.
Apesar dessa recuperação, os efeitos da estiagem ainda são sentidos pelas comunidades ribeirinhas e comerciantes. Em algumas localidades do interior, a mortandade de peixes continua, dificultando a pesca e o comércio, atividades fundamentais para a economia local.
Expectativa de melhora com subida do rio Negro
O período de cheia representa um cenário melhor para a indústria e o comércio no Amazonas. O superintendente da Zona Franca de Manaus (ZFM), Bosco Saraiva, vê perspectivas positivas. “A subida das águas transmite para o povo em geral a normalidade com relação à navegação.”, afirmou.
No setor de vendas, segundo o presidente da Federação do Comércio no Amazonas (Fecomércio-AM), é tempo de voltar ao normal.
“A subida dos rios nos tranquiliza, nos dá uma sensação de que nós vamos ter um período menor de estiagem e que a navegação, dentro de mais um mês, dois meses, no máximo, ela estará restabelecida e tudo voltará ao normal”, disse o presidente da Fercomércio-AM.
A expectativa é de que o custo dos produtos melhore para a população, e que o comércio consiga vender.