Estamos nas Redes

Amazonas

Morre Inaldo Medeiros, compositor do Boi Garantido, aos 62 anos

Publicado

on

Inaldo Medeiros fez história no Festival de Parintins

Foto: Reprodução/Instagram

O compositor encarnado Inaldo Medeiros faleceu na tarde desta segunda-feira (17), em Parintins, aos 62 anos. A causa da morte foi um infarto seguido de parada respiratória.

A notícia foi confirmada por familiares, incluindo o lendário Amo do Boi Garantido, Tony Medeiros. Inaldo marcou a história do Festival de Parintins ao lado de seu irmão, compondo sucessos como Minha Sina, Boi de Pano e Naiá. Ele também era pai de Caetano Medeiros, um dos cotados para assumir o item 06 do Boi Caprichoso em 2025.

O Boi Garantido emitiu uma nota de pesar destacando sua importância para a cultura popular:

“A Associação Folclórica Boi-Bumbá Garantido, em nome do presidente Fred Góes e de toda a diretoria, lamenta profundamente o falecimento de Inaldo Medeiros. Sua trajetória como compositor deixou um legado eterno no Boi do Povão, com poesias que encantaram gerações. Neste momento de imensa dor, desejamos força e conforto a seus familiares e amigos. Que sua memória permaneça viva nos corações de todos.”

O legado de Inaldo Medeiros seguirá presente na história do Festival de Parintins e na tradição do Boi Garantido.

 Legado Encarnado

 Inaldo Medeiros deixou seu legado no Festival de Parintins e nas composições do Boi Garantido, sendo lembrado como um dos maiores compositores da história do Festival, ao lado de seu irmão, Tony Medeiros, autor de hits antológicos como “Coração de Batuqueiro”, “Minha Sina”, “Magia da Toada”, “Toada da Vaqueirada”, e também estava presente no álbum 2024 do Boi Garantido, com a toada “Libertárias Guerreiras”.

Em entrevista a TV A Crítica, no programa Arena dos Bumbás em 2024, Inaldo fez questão de mostrar o quanto seu amor pelo Boi Garantido lhe fez crescer como artista e a dupla com seu irmão Tony lhe rendeu bons frutos, incluindo a lendária “Boi de Pano”, que está presente ano após ano no repertório de Arena do Boi Garantido. O programa pode ser assistido no link.

“Nós construímos uma história muito bonita e começou há 30 anos atrás, eu e o Tony nas composições, e “Boi de Pano” nasceu assim, o meu irmão estava em Manaus e eu aqui em Parintins, a gente trocava as figurinhas pra compor essa toada via telefone, e quando ele chegou aqui a gente juntou as partes e ficou esse sucesso, há mais de 20 anos todo ano toca na arena, é o amor que sentimos por esse Boi”, disse.

E por falar em amor, Inaldo era conhecido por exaltar sempre o seu sentimento pelo Boi da Baixa do São José, e um dos maiores exemplos, é a toada “Eterno Campeão”,  com a estrofe “Garantido, meu brinquedo de criança”, um dos hinos antológicos do Garantido.

“A gente sempre buscou uma coisa que pudesse enaltecer o nosso amor pelo Garantido, escrevemos o sentimento que o torcedor sente todos os anos por viver esse amor encarnado. Tem toadas que a gente sente na alma toda essa devoção, e eu fico muito grato por ter esse espaço na história do Festival”.

Publicidade

Facebook