Estamos nas Redes

Amazonas

Manaus registra 38,2ºC no domingo (11) e tem novo recorde de calor em 2022

Publicado

on

Neste período do ano, as temperaturas são mais elevadas, em decorrência da redução das chuvas.

Manaus registrou o dia mais quente do ano no último domingo (11). Segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), os termômetros da capital amazonense chegaram a 38,2ºC.

De acordo com o órgão, a estação automática registrou a máxima de 37,4ºC, enquanto a estação convencional alcançou 38,2ºC, entre 14 e 15 horas.

Até então o dia mais quente do ano tinha sido o dia 17 de agosto. Naquela ocasião, os termômetros registraram 36,1ºC e 2,5ºC acima da média para o mês agosto.

Já nos últimos 31 anos, o recorde de temperatura máxima registrada na estação meteorológica do Inmet, em Manaus, foi de 39°C, no dia 21 de agosto de 2015.

Lábrea também pegando ‘fogo’

O município de Lábrea, no Sul do Amazonas, também vem registrando temperaturas acima de 38ºC em setembro deste ano. Os dados também são do Inmet, divulgados diariamente.

Segundo o órgão, no dia 5, a cidade registrou a temperatura mais alta de todo o mês no estado: 38,6ºC. Já no dia 3, os termômetros alcançaram a marca de 38,3ºC, e no dia 2, 38,1ºC.

Manicoré, também no sul do estado, registrou a marca de 37,5ºC no dia 8.

Lábrea e Manicoré ficam localizadas na chamada linha do fogo. Isso porque, durante o período do inverno amazônico, além das altas temperaturas, a região também registra os maiores números de desmatamento e queimadas. A região é a que concentra a maior parte do agronegócio do Amazonas.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook