Estamos nas Redes

Amazonas

Manaus oferece vacinação contra gripe em mais de 160 unidades básicas de saúde

Publicado

on

Foto: Divulgação/Semsa

A vacinação contra a influenza (gripe) já está disponível para pessoas de todas as idades a partir dos 6 meses em mais de 160 unidades básicas de saúde de Manaus. Coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a campanha oferece pontos de imunização em todas as zonas da capital.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a Semsa possui mais de 400 mil doses da vacina trivalente em estoque para atender a população. “A campanha segue até o dia 31 de janeiro, e estamos convocando a todos para se vacinarem. O período de chuvas está começando, e é nesse momento que a gripe se torna mais comum. Por isso, não deixe para a última hora”, destaca.

Shádia orienta os usuários a procurarem a unidade de saúde mais próxima, portando documento oficial com foto, CPF ou cartão do SUS, e, se disponível, o cartão de vacinação. A lista completa dos locais pode ser acessada no site manaus.am.gov.br/semsa, na seção “Vacinação”, ou diretamente pelo link bit.ly/salasinfluenza.

“Contamos com unidades de horário estendido, funcionando até as 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h. Além disso, a clínica da família Carmen Nicolau, na zona Norte, atende todos os dias, incluindo domingos. Consulte a lista para encontrar uma unidade próxima de você”, acrescenta a secretária.

A ampliação da vacinação para toda a população visa aumentar a cobertura vacinal, que permanece baixa entre os grupos prioritários. Segundo Shádia, quase três meses após o início da campanha, em 2 de setembro, apenas 35% dos públicos prioritários – crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes, puérperas e indígenas – foram vacinados, longe da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“É importante alertar esses grupos mais vulneráveis, que correm maior risco de complicações e hospitalização devido à gripe. A vacina é a principal forma de proteção contra a doença”, reforça Shádia.

Até o momento, Manaus registra uma cobertura vacinal de 35,88%, com 229.288 doses aplicadas. Destas, 146.524 foram destinadas aos grupos prioritários, incluindo indígenas em terras específicas, de acordo com dados da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), atualizados até domingo, 24 de novembro.

Imunizante

A vacina influenza trivalente, utilizada na campanha de imunização em todo o país, protege contra três cepas dos vírus Influenza A e B. O imunizante é seguro e pode ser administrado com outros do calendário nacional de vacinação.

“A vacina é indicada para todos os adultos, jovens, idosos, crianças e bebês a partir de 6 meses. Mas, se você tem gripe ou tem diagnóstico de Covid-19, com quadro febril agudo ou moderado, a orientação é esperar a melhora dos sintomas, e só aí buscar a unidade de saúde”, recomenda Shádia.

A secretária reitera que a vacinação é a principal forma de prevenção da gripe, que costuma causar febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça, entre outros sintomas comuns.

Publicidade

Facebook