Estamos nas Redes

Amazonas

Jovens indígenas Munduruku são encontrados após seis dias desaparecidos no Amazonas

Publicado

on

O resgate bem-sucedido encerrou dias de apreensão para a comunidade indígena e as equipes envolvidas na operação

Foto: Divulgação/ Exército Brasileiro

Dois jovens indígenas Munduruku, de 20 e 14 anos, foram encontrados neste domingo (16) após seis dias desaparecidos. Eles haviam saído para caçar na segunda-feira (10), nas proximidades da aldeia Parawá, localizada no Rio Canumã, município de Borba, interior do Amazonas. O resgate foi realizado por militares do Exército Brasileiro (EB).

O desaparecimento foi divulgado na quinta-feira (13) pela página “Juventude Munduruku AM”, que pediu apoio para dar visibilidade ao caso e facilitar as buscas. Uma força-tarefa foi organizada, envolvendo o Exército, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM).

Segundo informações do Exército, os jovens foram localizados por indígenas na comunidade Paca, ao sul da comunidade Vila Nova, cerca de 20 quilômetros do ponto onde se perderam. O resgate foi feito pelo 1º Batalhão de Infantaria de Selva, com apoio de um helicóptero.

Os adolescentes estavam em boas condições de saúde e receberam atendimento inicial do médico do Polo Base da Aldeia Laranjal. Apesar de não apresentarem ferimentos, foram encaminhados a Nova Olinda para hidratação e acompanhamento médico.

O Corpo de Bombeiros foi acionado pela Defesa Civil de Borba na quarta-feira (12) para reforçar as buscas. Como o acesso mais rápido à região ocorre pelo município de Nova Olinda, uma equipe com quatro militares partiu de Manaus na madrugada de quinta-feira (14) e chegou ao local às 9h30. De lá, seguiram para a área onde os jovens desapareceram e realizaram as buscas com apoio de indígenas Munduruku.

O resgate bem-sucedido encerrou dias de apreensão para a comunidade indígena e as equipes envolvidas na operação.

Publicidade

Facebook