Estamos nas Redes

Amazonas

Internet 5G chega a seis cidades do Amazonas, impulsionando conectividade no estado

Publicado

on

Seis novas cidades no estado do Amazonas agora têm a capacidade de receber internet 5G, graças às recentes aprovações realizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com isso, o estado chega a um total de 20 cidades que já podem solicitar a licença e ativar estações de sinal. Além dessas 20 cidades habilitadas, outras cinco cidades no Amazonas têm seus planos aprovados, de acordo com a agência.

5G no Amazonas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concedeu a liberação do sinal 5G no mês de fevereiro deste ano. Essa liberação permite que as operadoras solicitem o licenciamento e a ativação de estações de transmissão do sinal. Na cidade de Manaus, a ativação do 5G ocorreu em outubro de 2022.

O sinal 5G pode ser ativado em diferentes faixas de frequências, desde que as operadoras possuam autorização da Anatel. No entanto, a principal frequência para a implantação do 5G é a de 3,5 GHz, que foi o principal foco do Leilão do 5G realizado pela agência em 2021.

O Amazonas possui 20 municípios com a faixa de 3,5 GHz já disponível. Veja a lista:

  1. Manaus
  2. Autazes
  3. Careiro
  4. Careiro da Várzea
  5. Iranduba
  6. Itacoatiara
  7. Itapiranga
  8. Manacapuru
  9. Manaquiri
  10. Novo Airão
  11. Presidente Figueiredo
  12. Rio Preto da Eva
  13. Silves
  14. Parintins
  15. Anamã
  16. Boa Vista do Ramos
  17. Caapiranga
  18. São Sebastião do Uatumã
  19. Urucará
  20. Urucurituba

Outros cinco municípios do Amazonas poderão receber o sinal 5G em breve. São eles: Barcelos, Nhamundá, Beruri, Codajás e Anori.

A liberação de cada município pode ser acompanhada pelo site da Anatel.

Cronograma

A Anatel explicou que a liberação da faixa de 3,5 GHz não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. Segundo a agência, há um cronograma de atendimento e instalação nas cidades com mais de 500 mil habitantes, até junho de 2025.

A instalação do 5G nas cidades também depende do planejamento individual de cada operadora.

Com relação à efetiva utilização da faixa de 3,5 GHz, somente Manaus já possui estações licenciadas. As prestadoras Vivo, Claro e Tim atendem a capital.

Previsão

Inicialmente, a previsão para as cidades era entre 2025 e 2026. No entanto, de acordo com as regras do Edital do 5G da Anatel, o início do uso poderá ser antecipado, caso as condições necessárias sejam atendidas.

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Publicidade

Facebook