Amazonas
Ferramenta da polícia ajuda a localizar e devolver celulares perdidos ou roubados no Amazonas
Ferramenta tem como objetivo auxiliar as forças de segurança a apreender aparelhos roubados e identificar os proprietários

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) tem como objetivo aumentar o número de celulares cadastrados no Sistema Celular Seguro. Essa ferramenta foi desenvolvida para auxiliar as forças de segurança a localizar aparelhos celulares em posse de criminosos, os quais estão restritos devido a roubos, furtos ou perdas. Com o aplicativo disponível no site da SSP-AM, pretende-se aumentar a recuperação e devolução de aparelhos aos seus respectivos donos.
O subgerente do Detec, Andrey Zubiate, destaca que a ferramenta é segura e será utilizada pela polícia durante abordagens diárias a suspeitos com muitos aparelhos nas ruas. Além disso, o Sistema Celular Seguro também facilitará a identificação dos donos de aparelhos já recuperados em outras operações, agilizando o processo de devolução e diminuindo a quantidade de aparelhos não reclamados no órgão de segurança.
Cadastro
Para realizar o cadastro no Sistema, o interessado precisa entrar no site da SSP-AM (www.ssp.am.gov.br) e buscar a área “Celular Seguro”. Andrey Zubiate orienta que o cidadão deve realizar tanto o cadastro pessoal quanto o cadastro do seu aparelho e concluir as duas etapas. Além disso, em caso de roubo, perda ou furto do aparelho, deve-se acessar novamente a plataforma e emitir um alerta de acordo com a consequência criminal.
“Caso o cidadão seja vítima de roubo ou de furto ou mesmo que venha a perder o aparelho que tenha cadastrado, ela vai acessar esse sistema e gerar um alerta a partir do número do Boletim de Ocorrência”, orientou Zubiate.
É a partir da emissão do alerta que as forças de segurança poderão saber se o aparelho é fruto de roubo, furto ou mesmo a perda em abordagens diárias para então efetuar o flagrante e consequente prisão do suspeito. Em seguida, em posse do aparelho recuperado, as forças policiais entrarão em contato com o proprietário utilizando os dados cadastrados.
Foto: Carlos Soares/SSP-AM