Estamos nas Redes

Amazonas

Escassez de sangue no Hemoam preocupa com a chegada do Carnaval

Publicado

on

Foto: Reprodução

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) está enfrentando um estado crítico de escassez de sangue, que se iniciou no começo de fevereiro e foi agravado pela proximidade do Carnaval. A situação é particularmente preocupante para os tipos sanguíneos A, B, AB, O negativo e O positivo, sendo estes últimos os mais demandados e escassos. O O negativo é frequentemente utilizado em situações de emergência, como acidentes de trânsito, enquanto o O positivo é o tipo sanguíneo com maior demanda transfusional no Amazonas, com uma média de 80 bolsas distribuídas diariamente para hospitais. Durante o Carnaval, a demanda por transfusões de emergência aumenta consideravelmente, devido a um aumento nos índices de acidentes de trânsito, violência e outras ocorrências de urgência. No entanto, a quantidade de doadores tem diminuído consideravelmente.

Atualmente, o estoque de sangue do Hemoam é de apenas 370 bolsas de sangue, o que representa uma queda de 60% em relação ao estoque considerado seguro para o período. No caso do tipo O positivo, a quantidade em estoque é de apenas 83 bolsas, que é três vezes menor do que o considerado seguro, que é de 250 bolsas. Embora tenham intensificado as campanhas de incentivo à doação, o comparecimento de doadores não foi suficiente para atender a demanda aumentada de todo o Amazonas.

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar pelo menos 50 quilos, estar em boas condições de saúde, ter dormido pelo menos seis horas e estar bem alimentado.

Durante o Carnaval, o Hemoam está funcionando normalmente no sábado, das 7h às 18h, e na segunda-feira, das 7h às 18h. No entanto, estará fechado no domingo e no feriado de terça-feira, reabrindo na quarta-feira de cinzas, das 13h às 18h. O Hemoam em Manaus está localizado na Avenida Constantino Nery, nº 4397, Chapada.

Publicidade

Facebook