Amazonas
Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas no Amazonas
Em caso de rajadas de ventos, não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de quedas e descarga elétricas
A Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico nesta quarta-feira (19), indicando chuvas intensas com grau de severidade de perigo até quinta-feira (20).
A previsão indica acumulado de chuva entre 30 e 60 mm/h ou de 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas nos municípios das calhas do Médio e Baixo Rio Negro, Médio e Baixo Solimões, Baixo Juruá, Médio e Baixo Purus, Médio e Baixo Amazonas e Madeira.
Imagens de satélite do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostram que nuvens convectivas estão concentradas no sudeste do Amazonas. Essas formações têm potencial para produzir pancadas de chuva moderada a forte, acompanhadas por trovoadas, abrangendo os municípios das calhas Alto e Médio Madeira e Médio Rio Negro. Há potencial de evolução do quadro para as regiões das calhas Médio e Baixo Amazonas, Alto Juruá e Alto e Médio Purus.
Nas demais áreas do estado, o céu permanece nublado.
A Defesa Civil orienta a população a desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia durante as chuvas. Em caso de rajadas de vento, recomenda-se evitar abrigo sob árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas.