Estamos nas Redes

Amazonas

De tempo seco a chuvas isoladas: Manaus se adapta a reviravolta climática

Publicado

on

Capital pode esperar a ocorrência de chuva fraca a moderada, em áreas isoladas.

Manaus experimentou uma mudança inesperada nas condições climáticas e é provável que tenha mais dias chuvosos até o final de outubro. De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a capital amazonense pode esperar a ocorrência de chuva fraca a moderada, principalmente em áreas isoladas.

O cenário na segunda metade de outubro é bastante distinto do que foi observado na primeira parte do mês, quando não havia previsão de chuva para a cidade. Inicialmente, as chuvas estavam concentradas na região conhecida como “Cabeça do Cachorro,” que abrange as cidades de São Gabriel da Cachoeira e Japurá.

No entanto, agora a previsão é de que as chuvas se espalhem por toda a área oeste do estado, desde São Gabriel até Guajará. Em Manaus, que está localizada mais a leste, é esperado que ocorram chuvas rápidas em pontos isolados até o final do mês, com volumes variando de 10 a 20 milímetros em algumas partes da capital.

O aumento significativo no volume de água é previsto apenas na região noroeste do Amazonas, especialmente durante a última semana do mês, quando algumas áreas do estado poderão receber até 50 milímetros de chuva.

Foto: Orlando Júnior/Acervo Rede Amazônica AM

Publicidade

Facebook