Amazonas
Biden pode visitar museu, porto e comunidades indígenas em curta passagem por Manaus
Há uma previsão de que o presidente dos EUA se encontre com lideranças indígenas em um bairro de Manaus
A visita do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à Amazônia está cercada de medidas rigorosas de segurança e sigilo, com poucos detalhes confirmados sobre sua agenda. No entanto, de acordo com fontes ouvidas pela Folha de S. Paulo, o itinerário está sendo cuidadosamente planejado e inclui três possíveis destinos durante sua curta passagem por Manaus.
Entre os locais cogitados estão o Museu da Amazônia (Musa), um dos principais pontos turísticos e centros de pesquisa científica da região; o porto de Iranduba, a cerca de 40 quilômetros da capital amazonense; e o município de Novo Airão, onde se localiza o arquipélago fluvial de Anavilhanas. A expectativa é que Biden grave um vídeo em algum desses pontos, destacando a importância da Amazônia e a necessidade de preservação ambiental. Contudo, a embaixada dos Estados Unidos ainda não confirmou quais desses locais serão visitados.
Equipes do Musa, por exemplo, têm mantido negociações em sigilo absoluto, sem divulgar detalhes sobre a possível visita. A chegada de Biden a Manaus está prevista para o fim da manhã de domingo (17), com a possibilidade de uma visita a uma área de floresta. Além disso, há previsão de um encontro com lideranças indígenas, mas os organizadores não informaram quais comunidades ou representantes participarão da reunião.
A visita de Biden à Amazônia deverá ser breve, e sua agenda permanece em segredo até o momento.