Estamos nas Redes

Amazonas

Autoridades resgatam filhote de onça-pintada mantida ilegalmente em residência

Publicado

on

Foto: Dybala Gean/Ascom

Um filhote de onça-pintada, criado como animal de estimação por uma família, foi resgatado na terça-feira (4) em Santo Antônio do Içá, no interior do Amazonas. A ação ocorreu após uma denúncia anônima à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semat). O animal estava em cativeiro em uma casa no bairro Independência.

Batizado de “Golias” pela família, o filhote foi entregue voluntariamente pelos moradores, que reconheceram os riscos de manter um animal silvestre em casa. A operação de resgate contou com o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e da Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdec).

Após o resgate, o filhote foi encaminhado à sede da Defesa Civil, onde recebeu atendimento veterinário. Com apenas oito meses de vida, ele aguarda autorização dos órgãos ambientais para ser reintegrado ao seu habitat natural. Não há informações sobre como foi capturado.

Foto: Dybala Gean/Ascom

A guarda de animais silvestres sem autorização é crime ambiental, sujeito a pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa.