Estamos nas Redes

Amazonas

Amazonprev libera Cédula C de aposentados e pensionistas do Amazonas

Publicado

on

Documento está disponível no Portal do Segurado e pelo aplicativo “Meu RPPS”

Ágata Sena/Amazonprev

A Fundação Amazonprev liberou a consulta e emissão on-line do comprovante anual de rendimentos, ou Cédula C, para aposentados e pensionistas do Governo do Estado. O documento pode ser baixado no site www.amazonprev.am.gov.br, no link “Portal do Segurado” ou por meio do aplicativo “MEU RPPS”.

A emissão on-line da Cédula C é simples. No site da Amazonprev, basta clicar em “Portal do Segurado”, informar número do CPF e senha para fazer o login.

Caso ainda não tenha cadastro, o usuário deve preencher o formulário localizado à direita da tela, criar uma senha e informar um endereço de e-mail. Em seguida, deverá confirmar o cadastro na mensagem enviada ao endereço eletrônico informado. Se não conseguir localizar a mensagem de confirmação na caixa de entrada do e-mail, o segurado deve buscar na pasta de “spam”.

Após a confirmação por e-mail, é possível acessar o Portal, com o CPF e a senha cadastrados. Ao clicar no link da Cédula C, o segurado deve selecionar o ano do exercício desejado, no caso 2022, e informar número de matrícula. O documento será exibido em formato PDF e estará pronto para a impressão ou download. Além da Cédula C, o usuário do Portal do Segurado pode acessar outros documentos, como o contracheque, ou realizar consulta de processos.

“A emissão on-line garante aos nossos aposentados e pensionistas maior comodidade e desburocratiza a emissão do documento. É uma facilidade principalmente para nossos beneficiários que moram no interior do estado”, reforça Maria Neblina Marães, diretora-presidente da Amazonprev.

‘Meu RPPS’
A consulta da Cédula C, por meio do aplicativo “Meu RPPS”, é outra facilidade oferecida. Para acessar, basta instalar a plataforma no aparelho celular e utilizar a mesma senha do “Portal do Segurado”. Caso não tenha, será necessário realizar um novo cadastro de CPF, data de nascimento, e-mail e senha. Ao abrir a plataforma, o usuário deve selecionar as opções: Amazonas, Manaus e Amazonprev, na tela inicial.

O comprovante de rendimentos é um resumo de todos os ganhos recebidos pelo contribuinte, com a indicação do imposto retido durante o ano anterior – no caso, 2022 –, sendo obrigatório para a Declaração do Imposto de Renda 2023. O prazo para regularização junto à base de dados da Receita Federal começa no dia 15 de março e se encerra em 31 de maio. É passível de multa o contribuinte que não quitar a obrigação.

Casos específicos
Segurados que recebem mais de um benefício na Amazonprev, como, por exemplo, duas aposentadorias ou uma aposentadoria e uma pensão, e estejam vinculados a uma mesma esfera de poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), terão o informe de rendimentos consolidado, com dados de todos os benefícios recebidos.

Publicidade

Facebook