Amazonas
Amazonas: todos os 62 municípios permanecem em estado de emergência devido à estiagem

O Governo do Amazonas, através do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, apresentou o boletim atualizado nesta segunda-feira (1º/1) sobre a estiagem que assola o estado. Todos os 62 municípios amazonenses encontram-se em estado de emergência, conforme informações da Defesa Civil. A seca severa já impactou 599 mil pessoas, equivalente a 150 mil famílias.
Os dados sobre o número de afetados são dinâmicos e derivam das informações fornecidas pelos municípios ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil (S2iD). Esses números passam por atualizações e correções diárias, podendo variar conforme os ajustes realizados pelas autoridades municipais, garantindo a precisão dos dados.
O Comitê, estabelecido pelo governador Wilson Lima em 29 de setembro, tem desempenhado um papel crucial diante da situação. Para fortalecer as ações governamentais já em curso, o governador anunciou medidas adicionais no âmbito da operação Estiagem 2023. Essas iniciativas visam intensificar os esforços para lidar com os impactos da seca e proporcionar apoio efetivo às comunidades afetadas.
