Estamos nas Redes

Amazonas

Amazonas começa emissão da nova Carteira de Identidade Nacional com número de CPF como registro geral

Publicado

on

Fotos: Lucas Silva/Secom e Carlos Soares/SSP-AM

O Amazonas iniciou a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) nesta quarta-feira (26). A grande novidade é que a nova carteira terá o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como registro geral, único e válido em todo o país, além de validações biométricas e biográficas antes da emissão do documento. A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) coordenou a adoção da CIN, em cumprimento ao Decreto nº 10.977/2022. A 1ª via do documento é emitida gratuitamente.

A SSP-AM informou que não há necessidade de o cidadão solicitar o novo documento imediatamente, já que os modelos antigos do Registro Geral (RG) continuarão válidos até fevereiro de 2032. No entanto, as pessoas que foram atendidas recentemente (em torno de 90 dias) e solicitaram o modelo antigo de identidade receberão automaticamente a nova CIN. Não é necessário fazer um novo agendamento.

Os agendamentos para a emissão da CIN podem ser realizados por meio do link cinam.ssp.am.gov.br, disponível nos sites da SSP-AM e da Polícia Civil do Amazonas. A nova carteira será emitida em 10 dias, em média, enquanto que antes levava de 30 a 90 dias para ser entregue.

Para emitir a nova carteira, o cidadão precisa ter as informações atualizadas em seu CPF de acordo com suas certidões. A atualização pode ser feita gratuitamente pelo site da Receita Federal. A unificação dos dados em um único documento tornará o cadastro de uma pessoa único em todo o país, o que ajudará a inibir a falsidade ideológica. A CIN também trará mais segurança para o cidadão e para a sociedade como um todo, pois haverá uma base de dados maior para confronto e comprovação da identidade real de uma pessoa.