Estamos nas Redes

Amazonas

Incêndio já atingiu 686 hectares de mata e preocupa moradores em Itacoatiara

Publicado

on

Fogo começou às margens do Lago do Canaçari em 19 de setembro e permanece ativo, enquanto outros focos também são registrados no município.

Foto: Reprodução / Censipam

O incêndio que atinge a região do Lago do Canaçari, em Itacoatiara, no interior do Amazonas, já alcançou aproximadamente 686 hectares de vegetação, área equivalente a quase mil campos de futebol. O fogo permanece ativo após ter sido identificado pela primeira vez em 19 de setembro.

Chamas avançam por área de várzea

Registros feitos no domingo (27) mostram as chamas se espalhando pela mata de várzea e uma extensa camada de fumaça sobre a região. O ponto atingido fica a cerca de 10 quilômetros do centro de Itacoatiara.

De acordo com o Painel do Fogo, do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o incêndio começou às margens do Lago do Canaçari e avançou pela área de vegetação ao longo dos últimos dias.

Risco preocupa moradores

Embora moradores informem que não existem casas nas proximidades imediatas do incêndio, o avanço das chamas provoca preocupação diante da possibilidade de o fogo alcançar outras áreas habitadas.

O Corpo de Bombeiros informou que não foi acionado para atender especificamente essa ocorrência. A orientação da corporação é para que a população comunique imediatamente qualquer situação em que haja risco ou avanço do fogo sobre áreas próximas.

Itacoatiara tem outros registros de fogo

O incêndio ocorre em um cenário de múltiplos focos registrados no município. Segundo o Painel do Fogo, 22 eventos foram identificados em Itacoatiara durante setembro.

Para reforçar as ações de combate, equipes da Força Nacional foram enviadas para a região e passaram a atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros em ocorrências nas áreas urbana e rural.

Fogo também atingiu região do Rio Arari

Outro ponto que recebeu atuação das equipes foi a região do Rio Arari, na zona rural. Bombeiros, agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e moradores trabalharam durante dois dias, especialmente nas comunidades Ebenézer e Livramento.

Nessa área, o fogo chegou perto de casas e plantações e atingiu mais de 200 hectares, segundo o levantamento utilizado pelas equipes. A situação foi amenizada nos últimos dias após a ocorrência de chuva na região.

Conforme o Painel do Fogo, depois da atuação das equipes e das chuvas, não foram identificados novos registros de fogo na área monitorada do Rio Arari.