Estamos nas Redes

Manaus

Cerca de 43% dos inscritos não comparecem à segunda edição do CNU; Amazonas lidera abstenções

Publicado

on

Foto: Divulgação

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) registrou um índice de abstenção de 42,8%, segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na noite de domingo (5). Do total de 761.545 candidatos inscritos, pouco mais de 435 mil participaram da prova objetiva.

O Amazonas teve a maior taxa de ausência, com 51,2%, enquanto o Distrito Federal apresentou o menor percentual, de 30,8%. Em comparação com a primeira edição do concurso, que ultrapassou 50% de abstenção, a ministra da Gestão, Esther Dweck, destacou uma melhora e ressaltou o caráter inovador do projeto.

“O CNU vai além de um concurso tradicional. Ele é uma política pública que está moldando o serviço público com a diversidade do Brasil e já promoveu avanços significativos nesse sentido”, afirmou Dweck durante coletiva.

Próximos passos do CNU 2025

Segundo o cronograma divulgado pelo MGI, os gabaritos preliminares das provas objetivas serão liberados nesta segunda-feira (6). Os candidatos poderão apresentar recursos contra questões ou gabaritos nos dias 7 e 8 de outubro.

A divulgação das notas finais da prova objetiva e a convocação para a segunda fase, que inclui avaliação de títulos e conferência de cotas raciais e de PCD, estão previstas para 12 de novembro. A prova discursiva ocorrerá em 7 de dezembro, com resultado preliminar previsto para 23 de janeiro de 2026. O concurso deve se encerrar em 16 de março de 2026, com a nomeação dos aprovados e, quando necessário, a realização do curso de formação.

Vagas e distribuição

O CNU 2025 disponibilizou 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para nível superior e 508 para nível intermediário. Destas, 2.480 são imediatas e 1.172 serão preenchidas em curto prazo após a homologação dos resultados.