Brasil
Aneel mantém bandeira verde e conta de luz não tem taxa extra em junho
A medida foi tomada devido às condições favoráveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que a bandeira tarifária da conta de luz permanecerá verde no mês de junho. Isso significa que não haverá custo adicional nas contas de energia para além do que é gasto em cada residência ou estabelecimento comercial conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Apesar do alívio na conta de luz, a Aneel reforça a importância do uso consciente da energia elétrica. A agência orienta os consumidores a adotarem práticas que evitem o desperdício, como:
- Desligar luzes e eletrônicos quando não estiverem em uso;
- Optar por lâmpadas LED, que são mais eficientes;
- Utilizar chuveiros elétricos com menor potência;
- Evitar o uso excessivo de ar-condicionado e outros eletrodomésticos que consomem muita energia.
Foto: MARCELO CAMARGO / AGÊNCIA BRASIL