Estamos nas Redes

Política

Eduardo Braga propõe uma gestão sensível e eficiente para os PCDs

Publicado

on

O pré-candidato ao Governo do Amazonas, fundador da secretaria que cuidava deste segmento da população, lamentou a perda de autonomia do órgão assim como a diminuição de receita para cuidar dos PCDs

Na noite desta sexta-feira (12/08), o pré-candidato ao Governo do Amazonas pela coligação “Em Defesa da Vida” (MDB, PSD e a federação PT / PC do B e PV), senador Eduardo Braga (MDB), participou de reunião com diversos grupos representativos das Pessoas com Deficiências (PCDs), no bairro do Japiim, zona Centro-Sul de Manaus.

O encontro foi organizado pela pré-candidata a deputada federal, Viviane Lima e reuniu mais de 400 pessoas. Ela defende a inclusão social para eliminar o preconceito e proporcionar qualidade de vida para os PCDs. “Há 23 anos esta mocinha nascia e ela me mostrou que era preciso combater as injustiças”, falou apontando para a filha Ana Vitória que possui microcefalia.

“Minha força vem da Ana Vitória, da Maria Luiza (também com microcefalia) e da Júlia, que este ano vai votar pela primeira vez. A base de tudo para mim é a minha família. Se hoje, eu tenho força para enfrentar este mundo cruel para as pessoas com deficiência foi porque Deus me deu duas filhas, que nasceram de mim e precisam de mim para viver. Por que alguém que tem deficiência não pode se tratar aqui, por que tem de ir para fora? Sabe porque isso acontece, porque as autoridades do estado não acham que vocês são importantes”, destacou emocionada a pré-candidata a deputada federal, Viviane Lima.

Ao longo do discurso forte e direcionado para os PCDs e seus familiares, ela apresentou seu candidato a governador. “Muitos me perguntam o porquê de eu estar ao lado de Eduardo Braga e eu respondo: quando eu estiver em Brasília como parlamentar, precisarei de um governador que se preocupa, que também quer fazer diferente para mudar o destino do povo do Amazonas”, afirmou com convicção Viviane Lima

PCDs no AM

A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada em 2019, apontou que 8,4% da população brasileira acima de 2 anos tem algum tipo de deficiência. No Amazonas, são mais de 352 mil pessoas que se encaixam neste perfil.

O senador Eduardo Braga, quando esteve a frente do governo do Amazonas, foi um grande apoiador da inclusão social. Ele criou a Secretaria de Pessoa com Deficiência do Estado do Amazonas (Seped), que foi transformada em um departamento.

Durante o discurso, ele ressaltou a importância de ter um olhar diferenciado para essas pessoas que encontram tantas portas fechadas. “É lamentável o descaso do governo do Estado com as pessoas que mais necessitam de atendimentos médicos e dependem de uma atenção especial. Mas isso vai mudar, e para mudar precisamos de todos vocês dizendo não a este governo e sim a vida, sim a inclusão”, afirmou o pré-candidato.

Eduardo Braga pontuou que não basta ter ciência dos fatos. É preciso agir em benefício das pessoas. “E preciso ter uma causa e um propósito. Muitos que ocuparam a cadeira de governador viam as mazelas, mas não enxergavam de fato a dor das pessoas. Serei um governador que irá cuidar de todos. Nosso plano de governo inclui a construção de um hospital na Zona Norte e um hospital especializado no tratamento das Pessoas com Deficiências. Ninguém precisará deixar sua casa, sua família para se tratar”, garantiu Eduardo Braga, sendo bastante aplaudido ao firmar o compromisso.

Publicidade

Facebook