Estamos nas Redes

GOVERNO FEDERAL

Provas da 1ª etapa do Revalida ocorrerão em 7 de agosto

Publicado

on

Cartão de Confirmação de Inscrição dos candidatos contém horário e local de aplicação do exame

A primeira etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/2 ocorrerá no próximo domingo (7/8) em oito cidades brasileiras – Brasília (DF), Campos Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA) e São Paulo (SP). As provas, divididas em dois turnos, têm início previsto, respectivamente, às 8h e 15h30.

 Os candidatos já podem conferir o horário e local de aplicação do exame por meio do Cartão de Confirmação de Inscrição, que também informa o número de inscrição, a indicação de atendimentos aprovados do tratamento pelo nome social, caso tenha sido solicitado e demais orientações relacionadas ao exame. O documento pode ser acessado por meio do Sistema Revalida (http://revalida.inep.gov.br/revalida/)

 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) orienta que o candidato leve o cartão de confirmação no dia da prova.  A primeira etapa do Revalida se divide em provas objetiva e discursiva. Pela manhã os médicos responderão perguntas de múltipla escolha durante o período máximo de cinco horas. À tarde, serão até quatro horas para resolverem questões discursivas. O candidato com recurso de tempo adicional terá uma hora a mais em cada turno.

 A divulgação das versões preliminares do gabarito da prova objetiva e do padrão de resposta da prova escrita discursiva sairão em 10 de agosto. De 10 a 16 de agosto ocorrerá a fase de recursos das versões preliminares, sendo publicado o gabarito definitivo da prova objetiva e o provisório da discursiva em 13 de setembro, sendo estendido o período de recursos até 19 de setembro. O cronograma termina com o resultado definitivo da primeira etapa em 7 de outubro.

 Revalida 

O exame é aplicado desde 2011, com o objetivo de subsidiar a revalidação, no Brasil, do diploma de graduação em medicina expedido no exterior. O Revalida é composto por duas etapas (teórica e prática) que abordam, de forma interdisciplinar, as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria e medicina da família e comunidade (saúde coletiva).

 O objetivo do exame é avaliar as habilidades, as competências e os conhecimentos necessários para o exercício profissional adequado aos princípios e necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS). O ato de apostilamento da revalidação do diploma é atribuição das universidades públicas que aderem ao instrumento unificado de avaliação representado pelo Revalida.

Assessoria de Comunicação Social do MEC informações do Inep

Publicidade

Facebook