Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura recupera rede de drenagem no bairro Grande Vitória

Publicado

on

Aproximadamente 150 famílias do conjunto Gilberto Mestrinho, bairro Grande Vitória, na zona Leste de Manaus, passavam por problemas de infraestrutura, por conta de uma antiga rede de drenagem rompida na avenida Cruzeiro. Os moradores solicitaram os serviços à Prefeitura de Manaus, que por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) já realiza a substituição da estrutura de 350 metros de extensão.

O engenheiro Édson Júnior, responsável pela obra, destaca que os trabalhos são feitos de forma cautelosa, por conta da presença de tubulações de rede de distribuição de água no local. “Seguimos a determinação do prefeito David Almeida e do secretário municipal de Infraestrutura, Renato Júnior, de realizar a obra de forma emergencial. A antiga rede de drenagem rompeu, por falta de manutenção, especialmente no período chuvoso, e aqui trabalhamos com muito cuidado para não danificarmos a rede de distribuição de água. Iremos entregar uma nova rede de drenagem, toda em concreto e com maior durabilidade, para que os moradores não passem mais por nenhum tipo de problema, especialmente alagamentos e erosões”, ressaltou o engenheiro.

O engenheiro destacou ainda que a ação é um dos diversos serviços programados para a cidade nesta semana, de acordo com a necessidade de cada bairro. “Nossas equipes estão sempre empenhadas em minimizar, ao máximo, os problemas em todos os bairros de Manaus. Especialmente nessas obras de drenagem profunda, os servidores da Seminf recuperam as tubulações em concreto, que estavam desgastadas pela ação do tempo e por falta de manutenção periódica. A partir dessas obras, as águas pluviais vão correr naturalmente nessas tubulações, evitando alagamentos”, concluiu.

No local, a equipe da prefeitura utiliza escavadeiras hidráulicas e retroescavadeiras. A primeira etapa dos serviços é a escavação do solo para que, em seguida, seja realizada a preparação do berço, onde é implantada a tubulação de 800 milímetros, em concreto. Após a implantação da nova rede de drenagem. Serão realizados também os serviços de recomposição de calçadas e sarjetas e, por fim, a aplicação de mais de 100 toneladas de massa asfáltica ao longo de 350 metros de extensão da avenida Cruzeiro. A nova tubulação terá durabilidade de mais de 20 anos e será implantada de forma a garantir acesso a futuras manutenções, sem que haja necessidade de qualquer tipo de demolição.

As obras de implantação e recuperação de drenagens profundas realizadas pela Prefeitura de Manaus têm avançado na capital amazonense. Os trabalhos visam levar cada dia mais melhorias aos bairros que, principalmente nos períodos de fortes chuvas, sofreram bastante com a falta de manutenção nas redes que escoam as águas pluviais.

Texto – Mariana Rocha/Seminf

Fotos – Divulgação/ Seminf

Publicidade

Facebook