Estamos nas Redes

Prefeitura

Manaus Previdência promove intercâmbio com Ipreville, de Joinville

Publicado

on

A Prefeitura de Manaus, via Manaus Previdência, recebeu, nesta terça-feira, 24/5, uma equipe do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville (Ipreville), com o objetivo de promover suas práticas previdenciárias e o funcionamento de sua estrutura organizacional, além de partilhar informações sobre o  Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios (Pró-Gestão RPPS).

O Ipreville é responsável pelo pagamento de 4,6 mil aposentados e 600 pensionistas e conta com o universo de 9 mil servidores públicos ativos de Joinville, que hoje é o maior município de Santa Catarina, com 600 mil habitantes.

A equipe, presidida por Guilherme Machado Casali, é composta ainda pelo gerente administrativo Felipe Popovicz; pelo gerente de Previdência, Marco Aurélio Corrêa; e pela gerente financeira, Jucemeri Cabral.

Em reunião que durou todo o dia, a equipe pôde conhecer a estrutura da Manaus Previdência, além dos processos, entre os quais: Controle Interno; conselhos e Comitê; PSI – plano de contingências, auditoria e recuperação de desastres; controle da base de dados – recenseamento; planejamento estratégico; Plano de Trabalho Atuarial; política de Investimentos; ouvidoria; programas de educação previdenciária (pré e pós-aposentadoria).

Expertise técnica

A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, quem presidiu a reunião, disse que esse intercâmbio empodera o trabalho da autarquia. “Essas trocas de experiências são enriquecedoras, pois estamos em um grau de maturidade dos nossos procedimentos técnicos e operacionais que podemos partilhar com outros RPPS. A Manaus Previdência está de portas abertas para os demais regimes de previdência do país que queiram nos visitar”.

Casali ressaltou os pontos fortes da gestão previdenciária da Manaus Previdência como um exemplo a ser seguido. “Parabenizamos toda a equipe pelo nível da gestão. O que nos chamou atenção foi a auditoria interna, além da área de concessão de benefícios e tecnologia da informação”, citou.

“Nós vamos levar o desafio de também buscar o nível IV do Pró-Gestão no Ipreville, como o exemplo dos relatórios de finanças, da governança, dos manuais, e toda essa experiência que Manaus já tem no nível IV”, completou.

O objetivo do Ipreville é almejar a certificação do Pró-Gestão no Nível IV, visto que a instituição recém-conquistou o Nível III.

Pró-Gestão

Entre os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), a Manaus Previdência é uma referência nacional em gestão previdenciária de capital com a certificação do Pró-Gestão Nível IV. Além de Manaus, apenas Jundiaí/SP possui este nível.

O Pró-Gestão RPPS faz parte do Ministério do Trabalho e Previdência. Sendo assim, reconhece os RPPS com as melhores práticas de gestão previdenciária no país.

Neste ano, a autarquia já recebeu a visita do gestor de Recursos do Instituto de Previdência dos Servidores de Teresina (IPMT). Por meio de videoconferência atendeu a Fundação de Aposentadorias e Pensões dos Servidores do Estado de Pernambuco (Funape). Em 2021, a Manaus Previdência trocou experiências com o Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper) e com a Subsecretaria de Gestão Previdenciária de Belo Horizonte (MG).

Texto – Cinthia Guimarães   /Manaus Previdência

Fotos – Dara Oliveira/Manaus Previdência

Publicidade

Facebook