Estamos nas Redes

Prefeitura

Idosos do projeto ‘Viver Bem na Terceira Idade’ visitam o Teatro Amazonas

Publicado

on

Quarenta e quatro participantes do programa “Viver Bem na Terceira Idade”, da Prefeitura de Manaus, coordenado pela Fundação Dr. Thomas (FDT), participaram, nesta terça-feira, 24/5, de um passeio pelas dependências do Teatro Amazonas, Centro. O objetivo da ação foi proporcionar um momento cultural e também de lazer para os idosos que fazem parte do núcleo “Unidos em Cristo”, com sede no conjunto João Paulo, zona Leste, e que pela primeira vez visitaram o principal cartão-postal da capital amazonense e um dos mais importantes teatros do Brasil.

O Viver Bem na Terceira Idade é executado pela FDT, por meio do edital de chamamento público com recursos do Fundo Municipal de Direitos do Idoso (FMDI), e atende no total mais de 900 idosos, em nove núcleos espalhados por várias zonas de Manaus. A ideia do programa  é promover lazer, convívio social, ocupação e recreação para os nove grupos e associações de idosos da capital amazonense.

Para a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, o passeio é uma oportunidade dos idosos interagirem de forma segura e feliz. “A equipe do projeto Viver Bem na Terceira Idade fez um trabalho seguro para que nossos idosos pudessem aproveitar a visita da melhor maneira. Muitos deles fizeram esse passeio pela primeira vez”, enfatizou.

Conforme o professor de educação física, Marco Aurélio Carvalho, um dos coordenadores técnicos do programa, realizar atividades em locais públicos com os idosos faz parte do plano de ação do Viver Bem na Terceira Idade.

“O objetivo desse passeio é a oportunidade de conhecer o Teatro Amazonas, conhecer a história, saber como foi construído. Eles ficaram maravilhados com essas atividades externas, porque a maioria nunca tinha entrado no teatro antes. Então é sempre muito legal, o objetivo é tirá-los do núcleo para ter um conhecimento externo”, comentou.

Aos 93 anos, a aposentada Francisca Ponte, entrou pela primeira vez no Teatro Amazonas e se emocionou com a experiência.

“Agradeço muito a Deus por essa oportunidade, de conhecer esse lugar tão lindo. Achei que ia morrer sem conhecer o nosso teatro, estou feliz por ter saúde e por estar aqui”, disse.

Para a aposentada Maria Arlete Pinheiro, 65, a visita ao cartão-postal de Manaus também foi algo inédito. “Me sinto muito feliz em fazer parte desse grupo e em poder realizar esse sonho, de conhecer o teatro. Tudo aqui é lindo, minhas filhas vão ficar felizes quando contar para elas que estive aqui”, comentou Arlete.

A visitação ao Teatro Amazonas continua nesta quarta-feira, 25, com a participação de idosos de outros grupos.

Núcleos

Os núcleos que fazem parte do projeto são: Vitória Alegre (rua Tocantinópolis, 254, bairro Grande Vitória); Idosos do Coroado (rua Dom Bosco, 230, bairro Coroado); Fonte de Águas Vivas (rua Senador Leitão da Cunha, 98C, bairro São Francisco); Amigos da Cachoeirinha (avenida Carvalho Leal, 1.151, bairro Cachoeirinha); Orquídeas (rua Penetração 3, bairro Japiim); Girassol (rua Padre Francisco, bairro Santo Antônio); Amigos da Melhor Idade (rua Mares do Sol, bairro Gilberto Mestrinho); Anos Dourados (rua A-4, 1.100, Japiim); e Unidos em Cristo (igreja Santa Clara, bairro João Paulo II, zona Norte).

Texto – Divulgação / FDT

Fotos – Divulgação / FDT

Publicidade

Facebook