Conecte-se Conosco

Prefeitura

Prefeitura de Manaus realiza primeiro encontro com equipes pedagógicas para qualificar educação

Publicado

em

Assessores, coordenadores, gerentes e chefes que compõem a equipe pedagógica das Divisões Distritais Zonais (DDZ) e da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), da Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta terça-feira, 17/5, em tempo integral, do I Encontro do Departamento de Gestão Educacional (Dege). O evento foi realizado pela manhã, no auditório da Universidade Paulista (Unip) e no período da tarde, no auditório Luiz Pontes Geraldo Teixeira, da secretaria.

O objetivo é apresentar as principais ações pedagógicas realizadas pelo Dege, proporcionando um momento de interação e motivação com os profissionais de educação que compõem a equipe pedagógica sob a responsabilidade do Departamento Geral de Distritos (Degd), visando uma educação de qualidade para o município de Manaus.

O subsecretário de Gestão Educacional, Carlos Guedelha, participou da programação com os profissionais que atuam em diversos programas e projetos pedagógicos realizados na rede municipal de ensino.

“O encontro é exatamente fazer com que toda equipe pedagógica, que está atuando nas divisões distritais se conheçam, interajam, porque muitas vezes uma equipe está fazendo um trabalho e a outra desconhece o que está sendo feito. A meta do encontro é que as equipes possam interagir, se conheçam, e que cada um saiba o que o outro está fazendo e também possa materializar o lema do ano letivo. A troca de experiências, a socialização e a interação são as palavras chaves do evento como um todo”, disse.

Para o diretor do Dege, Evaldo Bezerra Pereira, a programação tem todo um contexto de interação entre todos os profissionais para uma uniformidade dos trabalhos realizados na área pedagógica.

“Nós queremos com esse encontro apresentar para os nossos assessores das divisões distritais que nós somos uma única secretaria. Nós queremos socializar justamente essas práticas pedagógicas, as ações, os projetos e os programas que são realizados dentro de cada setor do Dege, com vista na melhoria do ensino para a nossa cidade de Manaus. Acreditamos que esse trabalho dos assessores é de suma importância, para que possamos alcançar realmente resultados”, disse.

Socialização

Com um total de 82 unidades de ensino, entre zona rodoviária e ribeirinha, a DDZ Rural é uma das divisões que participam do encontro. Para a assessora pedagógica Sintia Penha Moreira Silva, o trabalho pedagógico é grande, com aproximadamente 12 mil alunos atendidos. A educadora conta que participar dessa atividade é bom porque ela aprende mais sobre o trabalho dos seus colegas.

“Esse momento vem fortalecer nosso trabalho e o desenvolvimento de nossas ações, uma vez que a Dege é o nosso apoio, é o referencial dentro da secretaria. Ele que faz o acompanhamento com os assessores pedagógicos e neste momento vem para contribuir para as nossas ações e fortalecer nosso trabalho nas escolas. Nós desenvolvemos o trabalho nas escolas das zonas ribeirinha e rodoviária, onde o rio Negro inicia a cheia em janeiro, por isso que tem um diferencial e o assessoramento pedagógico não para, e acaba sendo completo, desde o final de dezembro”, salientou.

De acordo com a assessora pedagógica da DDZ Norte, Anilia Alzira Serudo Rebelo, essa interação entre todos os assessores é de suma importância, porque trouxe um aprendizado que pode ser levado para as escolas.

“Isso faz com que cada assessor pedagógico leve as práticas ao evento e melhore as suas práticas pedagógicas, através dos programas e projetos, que a secretaria nos proporciona. Essa experiência foi importante, porque cada divisão trouxe para nós como assessores pedagógicos uma experiência ímpar para fortalecer e contribuir com a educação”, contou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Foto – Eliton Santos / Semed