Estamos nas Redes

Prefeitura

Manaus Previdência vence o Prêmio Abipem pelo terceiro ano consecutivo

Publicado

on

Manaus Previdência recebeu, nesta sexta-feira, 13/5, os resultados do Prêmio da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Municipais e Estaduais (Abipem) 2022, sendo vencedora em duas categorias: 1º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Investimentos (categoria ativos acima de 5.000); e 3º lugar no Prêmio Destaque Brasil de Responsabilidade Previdenciária (Grupo 2 – Categoria 2: De 30.000 a 10.001).

Este é o terceiro ano consecutivo em que a Manaus Previdência levou o 1º lugar no prêmio Destaque Brasil de Investimentos. No ranking deste ano, o 2º lugar ficou com o Instituto de Previdência do Servidor Municipal (São José dos Campos-SP); e o 3º lugar com o Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres) (Salvador-BA).

No destaque de Responsabilidade Previdenciária, a instituição levou o 1º lugar em 2021. Este ano, o pódio de 1º lugar foi para Autarquia Municipal de Previdência e Assistência à Saúde Dos Servidores (Recife-PE); o 2º lugar para o Fundo Municipal da Previdência do Servidor (Salvador-BA); e o 3º lugar para a Manaus Previdência.

Investimentos

Atualmente, a Manaus Previdência possui R$ 1,23 bilhão em sua carteira de investimentos. Desse total, 49,12% do patrimônio estão investidos em renda fixa; 44,03% em renda variável e 6,85% em investimentos no exterior. Os investimentos em renda fixa estão divididos em títulos pré-fixados e indexados à inflação, fundos atrelados à taxa DI, FDIC, letras financeiras e fundos de crédito privado. Quanto à renda variável, os recursos estão distribuídos em fundos multimercados, fundo imobiliário, fundos de ações e Fundos de Investimentos em Participações (FIP).

O superintendente de Investimentos e presidente do Comitê de Investimentos da autarquia, Flávio Rodrigues Castro, destacou na audiência pública, realizada em abril, o crescimento da carteira e a redução da participação em fundos problemáticos – que já representou quase 52% do total do patrimônio – e hoje é de apenas 4,2%.

“Isso nos dá uma segurança e a certeza da nossa responsabilidade de cada vez mais buscar mecanismos de investimentos seguros, porque, afinal, lidamos com o patrimônio do servidor e não podemos colocá-lo em risco”, reforçou Rodrigues.

A carteira de investimentos da Previdência municipal é gerida pela Superintendência de Investimentos (Supinv), com auxílio e fiscalização do Comitê de Investimentos (Cominv), que se reúne duas vezes ao mês – acompanhando o mercado financeiro e buscando a melhor relação risco-retorno para os recursos.

A Manaus Previdência dá transparência a todos os seus atos relacionados a investimentos pelo site https://manausprevidencia.manaus.am.gov.br/cominv-comite-de-investimentos/ e também durante a audiência pública anual, que foi transmitida em 27/4 pelo YouTube, no link https://www.youtube.com/watch?v=VjKJBzxLBic&t=84s .

Certificações

O superintendente de Investimentos, Flávio Rodrigues de Castro, é analista previdenciário de carreira da Manaus Previdência e possui importantes certificações de investimento em seu currículo que o credenciam como gestor na área.

Este ano, Flávio conquistou a certificação de gestor de recursos, em nível avançado, emitida pelo Instituto Totum – instituição credenciada pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Em 2021, conquistou a Certificação de Gestores Anbima (CGA), último nível em termos de certificação voltada para a gestão de investimentos.

Atualmente, apenas a Manaus Previdência possui servidores certificados na CGA, dado o grau de dificuldade das provas, que requerem conhecimentos amplos em áreas como economia, contabilidade, direito, finanças e estatística. São eles Flávio Rodrigues de Castro e Fernando Krichanã.

Texto Dara Oliveira /Manaus Previdência

Foto – Cinthia Guimarães /Manaus Previdência

Publicidade

Facebook