Estamos nas Redes

Amazonas

Maio Laranja: Amazonas realiza iluminação do Teatro Amazonas em ato de combate ao abuso e exploração

Publicado

on

Iniciativa contou com representantes da FVS-RCP

Visando conscientizar a sociedade sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no estado, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta segunda-feira (02/05), um ato público de iluminação da fachada do Teatro Amazonas, em alusão ao mês Maio Laranja. A iniciativa ocorreu no Largo de São Sebastião, s/n, Centro, zona centro-sul de Manaus. 

A iniciativa contou com a participação da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). Na ocasião, técnicos de Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANTs), do Departamento de Vigilância Epidemiológica da FVS-RCP, realizaram abordagens, sobre a prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e de adolescentes, a quem passava pelos arredores do teatro, no Largo de São Sebastião, bairro Centro, em Manaus.O GDANTs atua em ações de prevenção das doenças não transmissíveis. 

Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc (Sedca), a campanha Maio Laranja foi lançada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com a finalidade de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, por meio de ações preventivas, contribuindo para a erradicação das violações de direitos sofridos por este público.

O secretário titular da Sejusc, Emerson Lima, ressaltou a importância de realizar ações de conscientização para combater a exploração infanto-juvenil.

“O Governo do Amazonas vem realizando políticas públicas voltadas para combater a exploração sexual infantil. No mês de abril, tivemos a capacitação para agentes da rede de proteção do programa Criança Protegida, que tem a finalidade de proteger nossas crianças. Nossa meta é diminuir o índice de violência contra elas”, disse o gestor.

O secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), Ernandes Herculano, destacou a importância de trabalhar em conjunto com toda rede de proteção.

“É de suma importância trabalhar em conjunto com todos os órgãos que se fazem presente nesta noite. O governo do Amazonas, por meio da Sejusc, fortalece esse ato, essa reflexão contra todas as formas de violência, inclusive de exploração sexual”, destacou Ernandes.

A iniciativa contou com representantes do Ministério Público do Amazonas (MPAM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil (PC-AM), Conselho Tutelar de Manaus, entre outros.

Combate – A delegada da especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Joyce Coelho, falou do combate a todo tipo de violência e reforçou o 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

“Maio é um mês de muito trabalho para toda rede de proteção. Tem o Maio Laranja, que é destinado a combater todo tipo de violência. A gente já tem o 18 de Maio, dia D de conscientização à exploração sexual de crianças e adolescentes. Atualmente, temos visto muitos casos de violência infantil, agressão física, muitas vezes por quem deveria proteger. Esse momento é de conscientização para que as pessoas denunciem e, assim, a gente possa salvar vidas”, disse Joyce.

Campanha – A Sejusc seguirá com a campanha todo mês e fará seu encerramento no município de Parintins.

FOTOS: Eduardo Santos/Sejusc | Divulgação/FVS-RCP

Publicidade

Facebook