Conecte-se Conosco

Prefeitura

Ponta Negra recebe reforço de materiais para salva-vidas demarcarem área de segurança no rio

Publicado

em

Para reforçar a segurança dos banhistas no complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste, a Prefeitura de Manaus entregou novos materiais de apoio ao trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros do Amazonas, que atuam no parque e balneário públicos.

Entre os itens, foram entregues sacos de cabo de nylon, totalizando 900 metros de corda, e 600 boias de isopor, usados na demarcação feita no rio Negro para os banhistas. Os bombeiros mantêm um posto na Ponta Negra com equipes de salva-vidas, de 9h às 17h.

“Estamos sempre atentos à manutenção e itens de segurança, para termos um local de lazer seguro para os frequentadores. E sempre reforçamos o pedido para que a população colabore com as medidas de segurança no banho no rio Negro”, informou o subcoordenador da Comissão da Ponta Negra, César Freitas.

A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento, que indica a área de segurança dos banhistas dentro da água. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio. A recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas até as 17h, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

As atividades comerciais, incluindo os permissionários e quiosques, funcionam de 9h às 22h, na área da praia, e no calçadão segue até as 23h.

A praia perene foi entregue durante a obra de requalificação da primeira etapa da Ponta Negra, no ano de 2012, tendo 4,8 mil metros quadrados. Ela não desaparece mais sob as águas do Negro durante a cheia do rio. A técnica perene foi a mesma usada em praias famosas como as de Copacabana, no Rio de Janeiro, e nas ilhas artificiais de Dubai, nos Emirados Árabes.

Texto – Cláudia do Valle / Implurb

Fotos – Antônio Pereira / Semcom