Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura realizou mais de 9 mil atendimentos durante ação estratégica de atenção primária à saúde

Publicado

on

Realizada com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal da população e ampliar o acesso de mulheres entre 25 e 64 anos ao exame preventivo do câncer do colo do útero, a intensificação das ações de atenção primária em saúde, promovida pela Prefeitura de Manaus no último sábado, 16/4, garantiu que mais de 9,5 mil crianças, adultos e idosos fossem atendidos ao longo do dia, em todos os distritos da capital.

Balanço da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), consolidado na manhã desta segunda-feira, 18/4, mostra que 985 crianças foram levadas a uma das 43 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em funcionamento durante a ação, para atualizar a caderneta de vacinação de acordo com o calendário básico infantil, e que 3,3 mil idosos e trabalhadores da saúde receberam uma dose contra a influenza.

Além disso, foram aplicadas 551 doses da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) em trabalhadores da saúde e outras 2.924 pessoas foram vacinadas contra a Covid-19.

Na área de saúde da mulher e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a ação permitiu, de acordo com o relatório da Semsa, a realização de 797 coletas para o exame preventivo do câncer do colo do útero (colpocitológico), 182 mamografias e 698 testes rápidos para hepatite, sífilis e HIV.

O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, avalia positivamente o resultado da ação, e destaca que as coberturas, tanto de vacinação quanto de prevenção ao câncer de colo uterino, precisam continuar avançando. De acordo com ele, a cobertura vacinal do público infantil vem caindo desde 2016 e a prefeitura está trabalhando para reverter este cenário. Em relação às vacinas contra poliomielite e pentavalente, por exemplo, que fazem parte do monitoramento do programa nacional Previne Brasil, Manaus tem uma cobertura próxima de 70%, sendo que a meta é 95%.

“Essa é uma realidade nacional e precisamos da união de esforços do poder público, dos profissionais e de toda a sociedade para voltar aos níveis de excelência que já tivemos no país. Por isso, pedimos aos pais que voltem a promover a imunização dos seus filhos desde o nascimento e que compareçam às nossas unidades para atualizar a caderneta com as doses em atraso”, salienta o gestor.

Djalma Coelho informa que, no sábado, 23/4, a intensificação das ações vai se repetir em mais um “Sabadão da Saúde”, com a oferta das vacinas do calendário infantil para crianças de dois meses a menores de 14 anos; vacina contra sarampo, influenza e Covid-19 para os públicos contemplados nas campanhas, exame preventivo, mamografia e outros serviços.

De acordo com Djalma Coelho, a abertura de mais de 40 unidades no sábado, quando normalmente funcionam somente 11, visa compensar os dias de feriado dessas duas semanas e, ao mesmo tempo, oferecer mais alternativas para quem tem dificuldade de ir a uma UBS durante a semana.

Texto – Andréa Arruda / Semsa

Fotos – Camila Batista / Semsa

Publicidade

Facebook