Estamos nas Redes

Amazonas

Amazonas registra crescimento de 16,5% na abertura de empresas no primeiro trimestre de 2022

Publicado

on

Números ainda apontam que o mês de março deste ano teve o melhor resultado em novas constituições nos últimos sete meses

O Amazonas, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucea), registrou no primeiro trimestre de 2022 um crescimento de 16,55% na abertura de novas empresas, em comparação com o último trimestre de 2021. Os números ainda apontam que o mês de março deste ano teve o melhor resultado em novas constituições nos últimos sete meses.

Conforme os dados do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia, vinculado ao Ministério da Economia, no primeiro trimestre deste ano, foram constituídos um total de 1.923 novos Cadastros Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). No último trimestre do ano passado, foram 1.650 novos empreendimentos.

As estatísticas da Jucea não incluem os Microempreendedores Individuais (MEIs), que são constituídos de forma virtual, por meio do portal do Empreendedor, do Governo Federal.

A presidente da Jucea, Maria de Jesus Guimarães, avalia que a transformação digital é um dos principais fatores que possibilitaram a conquista de resultados tão positivos alcançados nos últimos meses.

“Temos trabalhado para facilitar o acesso ao nosso empreendedor, tornando os serviços oferecidos pela autarquia mais céleres e seguros nos trâmites de registro empresarial”, destacou a gestora.

Natureza jurídica – Entre os tipos empresariais mais registrados no primeiro trimestre no Amazonas em 2022, a modalidade Sociedade Empresária Limitada liderou a procura pelo empreendedor, com um total de 1.127 constituições. Em seguida vem o registro de Empresário Individual, com 732 aberturas.

Segmentação – Nos dados consolidados pela segmentação de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), no primeiro trimestre de 2022, foram abertas no Amazonas 1.051 empresas de prestação de serviços, 741 de comércio e 75 na segmentação de indústria.

Arrecadação – No mês de março deste ano, o demonstrado pelo SRM quanto à arrecadação da autarquia foi de R$ 1.245.599,63.

FOTO: Divulgação

Publicidade

Facebook