Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura fomenta diálogo com agentes culturais sobre o ‘Nosso Centro’

Publicado

on

Enxergando a arquitetura como um espaço múltiplo, conectada ao patrimônio material, arte e cultura, uma das propostas do projeto “Nosso Centro”, a Prefeitura de Manaus realiza diálogos com empresários e entidades na busca da construção coletiva de intervenções urbanas. Nesta sexta-feira, 11/3, o tema foi pauta de reunião entre o diretor do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto e urbanista Pedro Paulo Cordeiro, e o empresário e proprietário do Casarão de Ideias, João Fernandes, tratando da relação do Centro, sua população, história, usos e a construção da arquitetura.

A prefeitura tem um plano com 38 ações de referência dentro do programa de crescimento econômico e social “Mais Manaus”. Na revitalização para o “Nosso Centro” estão intervenções como a primeira grande área vertical de entretenimento, lazer, contemplação e negócios às margens do rio Negro, no início da avenida 7 de Setembro, Centro, na Ilha de São Vicente: o Largo e Mirante da Ilha.

Às vésperas de completar 12 anos de atividade na capital, o Casarão de Ideias foi o primeiro espaço a ter um deque verde autorizado pelo Poder Público. “O Casarão está no Centro e habita a rua Barroso. Apresentamos à gestão ações do que realizamos e como podem se agregar ao pensamento da prefeitura e do Implurb para potencializar intervenções. Quando o Poder Público entende que a sociedade também faz um trabalho e a traz para o diálogo, isso aproxima ideias, assuntos e estratégias”, comentou João Fernandes.

Para Fernandes, quando se toma como referência modelos de ocupação em centros urbanos, a cultura tem uma parcela gigante, tanto economicamente quanto na humanização dos espaços. “Nossa ideia é aproximar, dizer que estamos disponíveis, que podemos ser parceiros. E as ideias vão ao encontro do ‘Nosso Centro’. Manaus merece isso, tem potencial gigante, uma parte de histórias, memórias e afetos muito maiores para chegar a um lugar”.

Poder dialogar com atores que fazem a construção cultural no Centro é um dos pontos do planejamento, segundo comenta Pedro Paulo. “A cidade se constrói com os diversos setores. O setor da cultura é muito importante nesta parte de revitalização do Centro. São empreendedores como o João que movimentam o território. E quando se consegue inserir no território uma diversidade de usos, seja de negócios, turismo, arte e mais, estamos dinamizando e atraindo movimento para a área. É exatamente o que queremos para reabilitar o espaço”, afirmou.

Planejar uma cidade melhor para as pessoas e para o ambiente de negócios é uma das principais diretrizes da Prefeitura de Manaus, e linha de ação direta do Implurb. A missão é transformar Manaus em uma cidade global, interessante para grandes, médios e pequenos investidores. E o planejamento atua em ações para fomentar um ambiente próspero e facilitador na implantação destes negócios.

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb

Publicidade

Facebook