Estamos nas Redes

Prefeitura

Servidores da Prefeitura de Manaus participam de workshop sobre tecnologia

Publicado

on

Nos dias 11, 12 e 13/1, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), em parceria com o Programa Autodesk, promoveu um workshop voltado para os servidores que atuam em áreas de Tecnologia da Informação (TI), engenharia, planejamento e projetos, no Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico.

O evento teve a participação das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf), de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), de Educação (Semed), de Saúde (Semsa), de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), além do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) e Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).

O workshop contou com a participação de 76 pessoas em horários alternados. O objetivo é atender às demandas sociais da capital amazonense, tendo em vista a necessidade do nicho tecnológico da cidade, além de fomentar o processo evolutivo dos projetos desenvolvidos a partir da tecnologia.

O presidente da Comissão Técnica Manaus Cidade 4.0 e titular da Semtepi, Radyr Júnior, no uso de suas atribuições, convocou os membros representantes da comissão e os responsáveis técnicos em manusear a solução Autodesk, para participar do evento.

“Esses workshops que estão acontecendo têm a intenção de que a Prefeitura de Manaus utilize a ferramenta, já contratada, mas que ainda não é utilizada em sua totalidade. Precisamos fazer com que os técnicos da construção civil e os arquitetos possam utilizá-la, a fim de que tenhamos diagnósticos mais precisos para fazermos simulações de trânsito, análise de nuvem, de pontos, para investimentos mais assertivos da prefeitura, e então, implementar cidades inteligentes, inclusive investir mais em educação, saúde, infraestrutura viária, mobilidade urbana, considerando a importância da Autodesk nesse processo”, salientou.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Casa Militar e Defesa Civil participarão de forma on-line com a equipe da Autodesk, em uma outra data a ser marcada.

Programa

A solução Autodesk atua com Modelagem de Informação da Construção (BIM) que é uma metodologia reconhecida pelos benefícios diretos e indiretos associados ao ciclo de vida de ativos que abarcam edificações, equipamentos e infraestruturas civis.

É considerada um dos catalisadores das cidades inteligentes, por agregar inteligência digital ao mundo urbano e permitir seu uso para resolver problemas públicos e propiciar maior qualidade de vida para a população. A adoção da metodologia exige a elaboração de um diagnóstico para mapear os processos existentes, compreender a maturidade tecnológica das equipes, identificar pontos críticos e sugerir fluxos de trabalho para o alcance dos benefícios supracitados e essas soluções facilitam e viabilizam a implementação da metodologia na administração pública e no setor privado.

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Fotos – Giese Iannuzzi / Semtepi

Publicidade

Facebook