Conecte-se Conosco

GOVERNO FEDERAL

MCom ativa novos pontos de internet na BA para assegurar acesso a serviços emergenciais

Publicado

em

Vinte antenas do Wi-Fi Brasil estão sendo instaladas com conexão banda larga via satélite; acesso é imprescindível para garantir diversos serviços essenciais ao socorro e assistência aos afetados 

O Ministério das Comunicações (MCom) se somou à força-tarefa do Governo Federal em ação no Sul da Bahia e disponibilizou 20 novas antenas do programa Wi-Fi Brasil a serem instaladas nas regiões afetadas pelas fortes chuvas nas últimas semanas. Nesta quarta (29/12) uma antena foi instalada no centro de comando, estruturado na Escola Militar de Ilhéus (BA). Com o ponto de conexão ativo, a Pasta leva internet banda larga via satélite, com velocidades de 10 megabits por segundo (Mbps). 

“O MCom disponibilizou imediatamente novas antenas para atender com internet os locais afetados pelas chuvas”, destacou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. “Continuamos apoiando as ações conjuntas do Governo Federal, conduzidas pelo ministro João Roma (Cidadania)”, acrescentou. Na Bahia, estado com o maior número de pontos do Wi-Fi Brasil instalados, já são 1.740 antenas ativas, a maior parte delas (87%) em áreas rurais. O acesso à internet é imprescindível para assegurar diversos serviços essenciais para o socorro e a assistência à população. 

ATUAÇÃO CONJUNTA — Desde o início das fortes chuvas no sul da Bahia e no norte de Minas Gerais, o Governo Federal instituiu uma força-tarefa formada por ministérios e órgãos governamentais. A atuação do Governo Federal integra os ministérios da Cidadania; do Desenvolvimento Regional; da Defesa; da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; da Saúde; da Casa Civil da Presidência da República; pelo Pátria Voluntária; pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT); e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES