Estamos nas Redes

Política

Governo Wilson Lima deixa Hospital Francisca Mendes sem medicamentos e pacientes cardiopatas estão morrendo na fila de cirurgia

Publicado

on

O Hospital Francisca Mendes está sem medicamentos em seu estoque para tratamento de pacientes cardiopatas, principalmente em processo pós-operatório. A constatação foi feita nesta terça-feira, 21, pelo integrante da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado Wilker Barreto.

O parlamentar inspecionou a unidade para verificar denúncias recebidas pela comissão, mas foi impedido pelo diretor do hospital, Silas Fernandes Avelar, de ter acesso a documentos e relatórios sobre, estoque de medicamentos, relatórios, além de visitar áreas de atendimento do Francisca Mendes.

Apesar de ter autorização judicial, o deputado também não teve acesso a qualquer informação sobre números de cirurgias cardíacas realizadas pelo hospital nos últimos três anos, período do governo Wilson Lima. Wilker teve acesso a farmácia e a farmacêutica, e constatou a falta de medicamentos na unidade.

Especializadas em cirurgias cardíacas, o Francisca Mendes foi construído no governo Amazonino Mendes para ser referência no Norte e Nordeste do país no tratamento de doenças do coração, mas está com a sua capacidade reduzida por orientação do governo do Estado, que reduziu o orçamento para a saúde.

Enquanto isso, dezenas de pacientes cardiopatas aguardam há anos na fila por uma cirurgia, e muitos não chegam a conseguir o tratamento. O diretor negou a falta de medicamento, mas segundo o deputado Wilker Barreto, todos os dias chegam inúmeras denúncias na Comissão de Saúde da ALEAM.

O parlamentar disse que vai levar o caso ao Ministério Público do Amazonas (MPE).

Publicidade

Facebook