Estamos nas Redes

Política

Parlamento Estadual encerra um 2021 marcado pelo 1º Feclam e CPI da Amazonas Energia

Publicado

on

O ano de 2021 foi marcado por muitas novidades na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Além da realização do 1º Fórum de Casas Legislativas do Amazonas (Feclam), entre os dias 21 e 22 de outubro, e do início dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Amazonas Energia, em 2021, o Poder Legislativo promoveu cursos, bazares e entregou comendas a cidadãos que contribuem com a sociedade amazonense.

Realizado pela Aleam, por meio do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCOTI), o Feclam reuniu mais de 300 vereadores do interior do Estado, entre mais de 700 inscritos. A programação apresentou palestras sobre atuação parlamentar e buscou fortalecer os mandatos legislativos nos 62 municípios. Considerado um sucesso, o 1º Feclam antecedeu o CCOTI Itinerante, que em 2022 auxiliará as Câmara Municipais do interior. O Feclam já foi incluído no

calendário oficial de eventos da Casa Legislativa e terá sua segunda edição no ano que vem no primeiro semestre.

A CPI da Amazonas Energia, criada para investigar as denúncias sobre abusos e práticas ilegais contra a empresa concessionária de energia elétrica, realizou 18 reuniões nas quais coletou depoimentos de órgãos de proteção do direito do consumidor no Amazonas e de colaboradores da empresa investigada. Realizou ainda uma reunião itinerante, na Escola Municipal Helena Walcott, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste de Manaus, na qual recebeu depoimentos e ofereceu auxílio para a população local em dificuldades junto à empresa.

Para 2022, a CPI anunciou uma segunda CPI Itinerante, desta vez no município de Tabatinga (distante 1.108 km de Manaus em linha reta).

A Escola do Legislativo Senador José Lindoso, que completou 16 anos de atuação no último novembro, também manteve uma programação extensa de cursos de capacitação, oficinas e palestras em 2021, começando o ano em modo remoto e depois voltando para o modo presencial, assim que as condições de combate à pandemia de Covid-19 permitiram.

A Escola do Legislativo também realizou a edição 2021 do Parlamento Jovem e retomou as atividade do Coral da Aleam. Para 2022, a Escola lançou uma pesquisa online para saber quais cursos e palestras o público se interessa em participar no próximo ano. A pesquisa pode ser consultada aqui: https://tinyurl.com/erdcy4ya.

O ano também foi marcado por homenagens a personalidades que atuaram pelo bem da sociedade amazonense. Em outubro, a Aleam concedeu a Medalha do Mérito Legislativo Professora Ignês de Vasconcelos Dias a profissionais da educação que se destacaram por sua atuação, agraciando 34 educadores escolhidos pelos deputados, pela Mesa Diretora e pelo Fórum de Educação do Amazonas.

Em dezembro, o Parlamento Estadual agraciou 26 personalidades com a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo. Além das indicações dos parlamentares, a Mesa Diretora e a Ordem do Mérito indicaram nomes.

Em dezembro, a Aleam também promoveu o 1º Super Bazar de Natal, realizado entre os dias 1º e 3, no estacionamento coberto da Casa Legislativa. Antes do evento, os expositores participaram de um workshop com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). O evento foi considerado um sucesso pelos expositores, que alcançaram suas metas de vendas e conseguiram uma renda extra no fim.

Publicidade

Facebook