Estamos nas Redes

Prefeitura

Prefeitura Manaus realizada ação de conscientização pela preservação das nascentes do Igarapé do Mindú

Publicado

on

A Prefeitura de Manaus, por meio da Unidade Executora do Programa de Infraestrutura Urbana e Ambiental de Manaus (UEP), da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), realizou uma manhã recreativa voltada à conscientização e preservação das nascentes do Igarapé do Mindú, nesta sexta-feira, 10/12. A programação foi realizada no Parque Municipal Nascente do Mindú, zona Leste, aos moradores que não foram retirados da área de preservação, local das obras de requalificação social e recuperação ambiental do maior igarapé da cidade.

De forma lúdica às equipes da UEP/Seminf, mostraram que os problemas ambientais se dão por ações inadequadas do ser humano, como a degradação do meio ambiente e à poluição de rios e igarapés.

Uma lista de atividades envolveram o trabalho de educação ambiental, e foram oferecidas com a inclusão de palestras, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, recreação e distribuição  de prêmios.

A obra que atinge mais de dez localidades de Manaus, inicia no bairro Cidade de Deus, com a construção do Centro de Vigilância Nascentes do Mindu, cujo objetivo é de preservar às nascentes que dão origem ao igarapé, depois segue por um trecho da implantação de parques lineares com várias obras isoladas em locais onde passaram por desapropriadas com a relocação das famílias.

Segundo o superintendente da UEP/Seminf, Egleuson Santiago, esse projeto já mudou a realidade dos locais e das pessoas. “Nosso trabalho vai além da obra realizada ao longo do curso do Igarapé do Mindú, conscientizando não apenas os beneficiários que passaram pelas desapropriações, sendo indenizados, mas principalmente com os moradores que ficaram, sendo agraciados com toda a melhoria em infraestrutura e qualidade de vida. Escolhemos o Parque Municipal Nascente do Mindú para essa ação, porque foi aqui que tudo começou e temos a necessidade de que a população aprenda a preservar e valorizar essa maravilha que é esse igarapé”, afirmou Santiago.

Para Ronaldo Costa, morador da área  há  mais de 20 anos, esse é um momento de alegria. “Estou muito feliz em morar ao lado dessa maravilha, e com esse trabalho da prefeitura, tive a oportunidade de conhecer de perto uma das nascentes do Igarapé do Mindú. Dou minha palavra aqui que a gente vai preservar. Vocês da Prefeitura de Manaus estão de parabéns, e nós como moradores vamos zelar e vamos cuidar. Aqui é uma área para a gente e para os nossos filhos”, afirma o morador.

Texto – Divulgação / Seminf

Fotos – Márcio Melo / Seminf

Publicidade

Facebook