Conecte-se Conosco

Amazonas

Mega vacinação contra Covid-19 no Amazonas inicia nesta quarta-feira (08/12)

Publicado

em

O Governo do Amazonas, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e prefeituras, realiza, a partir desta quarta-feira (08/12), uma ação para intensificar a vacinação contra a Covid-19 em todos os 62 municípios do estado. A estratégia da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) prevê avançar em até 20% a cobertura vacinal no território amazonense.

“Nós estamos em parceria com os municípios do estado, com as secretarias de Saúde municipais, intensificando a vacinação. Vamos iniciar amanhã o que chamamos de Mega Vacinação”, informou o secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, durante coletiva de imprensa realizada na sede da SES-AM, nesta terça-feira (07/12).

O secretário ainda acrescentou que a estratégia da Mega Vacinação em todos os municípios será parecida com a realizada em Manaus, disponibilizando a vacina o mais próximo da população, sendo em locais de grande circulação ou de casa em casa.

Para o lançamento da ação, Anoar Samad anunciou que em Manaus será instalada a Carreta da Vacinação, que ficará na Praça Heliodoro Balbi – Praça da Polícia, funcionando entre 9h às 16h. O novo posto itinerante de vacinação inicia o funcionamento amanhã (08/12) e segue até o dia 23 de dezembro.

“A nossa intenção, assim como o sucesso da vacinação nos shoppings, é disponibilizar as vacinas o mais perto possível da população para que com isso haja um estímulo”, ressaltou o secretário de Saúde, esclarecendo que a carreta deve ir para outros bairros onde tem baixa cobertura de vacinação.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Tatyana Amorim, a Mega Vacinação é uma forma de incentivar os municípios a alcançarem a meta de cobertura vacinal com o esquema completo de aplicação das doses.

“Onde tem maior fluxo de pessoas e o município entender que são supermercados, vão instalar os seus pontos de vacinação em supermercados. Se eles acharem que tem que ser casa em casa, busca ativa, vai ser feita a busca ativa. Os municípios que entendem as suas especificidades e onde tem um maior fluxo e onde tem as maiores coberturas baixas vão intensificar”, disse a diretora-presidente da FVS-RCP.

Para Tatyana Amorim, a estratégia tem o objetivo de as secretarias municipais de Saúde melhorarem as coberturas vacinais, sobretudo, no interior do Amazonas.

O subsecretário de Gestão da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), Djalma Coelho, enfatiza que a taxa de cobertura vacinal na capital está em 76,54%, mas a meta é alcançar os 90% com as ações realizadas pela parceria entre Estado e Prefeitura.

“Quanto mais estratégias forem engajadas nesse planejamento, em fazer com que a gente possa ampliar ainda mais essa cobertura vacinal em Manaus, a gente vai estar abraçado com esses projetos”, afirmou.

Registro da vacinação – Também em parceria com o Ministério da Saúde, o Governo do Estado vai desenvolver ações para qualificar e ampliar o registro da vacinação em 21 municípios do Amazonas, no período de 10 a 22 de dezembro.

Após levantamento realizado pelo Governo do Estado, foram identificados os municípios que têm o maior índice de ausência de registros de vacinação, ou seja, os que menos registram a aplicação das vacinas contra a Covid-19.